11 Set, 2018

Epidemia de cólera e tifoide no Zimbabué provoca pelo menos 18 mortos

Uma epidemia de cólera e febre tifoide vitimou na última semana pelo menos 18 pessoas e contaminou várias centenas em diversos bairros de Harare, a capital do Zimbabué, referiram autoridade sanitárias locais.

“Recenseámos esta manhã 18 mortos”, referiu à agência noticiosa France-Presse (AFP) Clemence Duri, responsável pelos serviços de saúde para a cidade, esta segunda-feira. “Pelo menos 400 pessoas foram hospitalizadas nos bairros de Mbare, Budiriro e Glen View. Testes realizados em poços confirmaram a sua contaminação por uma bactéria que provoca a cólera e a febre tifoide”, acrescentou.

As autoridades ordenaram o encerramento dos poços suspeitos e solicitaram à população para respeitar “as medidas elementares de urgência” para erradicar a contaminação. As epidemias de cólera e de febre são frequentes no Zimbabué, onde os sistemas de distribuição e de saneamento são com frequência deficientes.

Em 2008, pelo menos 4.000 pessoas morreram de cólera no Zimbabué. A epidemia foi desencadeada no auge da crise económica, que implicou o encerramento de numerosos hospitais públicos por escassez de medicamentos e de pessoal, que saiu do país.

A cólera e a febre tifoide são provocadas por uma bactéria que se transmite após a ingestão de alimentos ou água contaminadas. No poder desde a queda de Robert Mugabe em novembro de 2017, o Presidente Emmerson Mnangagwa prometeu reverter a atual crise económica do país.

LUSA

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais