29 Ago, 2018

Aspirina diminui risco vascular mas aumenta risco de hemorragia em diabéticos

O benefício da aspirina na diminuição de problemas vasculares não suplanta o risco de hemorragia grave que este medicamento pode provocar em doentes com diabetes, revela um estudo de larga escala.

No estudo ASCEND, apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (que está a decorrer em Munique), ficou demonstrado que a utilização da aspirina aumenta o risco de hemorragia grave em 29%, ao mesmo tempo que apenas reduz o risco de ocorrência de eventos vasculares em 12%.

“Eu acho que agora temos que considerar com muito cuidado se a aspirina é necessária”, reflete a co-investigadora Jane Armitage, professora de ensaios clínicos e epidemiologia e consultora honorária em medicina da saúde pública na Universidade de Oxford, no Reino Unido. Armitage refere que, regra geral, os pacientes envolvidos no estudo tinham a diabetes controlada, assim como o colesterol e a pressão arterial, e não eram fumadores.

Na apresentação, Armitage referiu que a aspirina é considerada benéfica na prevenção secundária de doenças cardíacas mas pode trazer riscos para os doentes diabéticos. Estas conclusões põem em causa as atuais guidelines europeias e norte-americanas, que consideram a aspirina por si só como uma forma de prevenção primária da diabetes.

Este estudo envolveu 15 480 doentes diabéticos no Reino Unido com idade superior a 40 anos (a média rondou os 63 anos) e sem patologias cardiovasculares. Foram formados dois grupos: um tomou aspirina e o outro placebo, tendo sido seguidos por uma média de 7,4 anos.

Os resultados mostraram que o grupo que tomou aspirina teve muito menos eventos vasculares graves (enfarte agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, ataque isquémico transitório ou qualquer outra patologia vascular) mas significativamente mais eventos hemorrágicos graves, como hemorragia intracraniana, hemorragia ocular, sangramento intestinal ou outro sangramento grave.

Saúde Online

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais