17 Ago, 2018

Médico Manuel Pinto Coelho acusa Ordem de “perseguir quem tem um pensamento científico diferente”

Médico acusa dirigentes da Ordem dos Médicos, nomeadamente o bastonário Miguel Guimarães, de perseguição e diz que vai avançar para a justiça. Processo disciplinar instaurado há mais de um ano ainda não não tem resultados.

O médico Manuel Pinto Coelho, alvo de um processo disciplinar aberto pela Ordem dos Médicos, acusa, em comunicado, este organismo de usar os poderes que tem “no sentido de perseguir quem tem um pensamento científico diferente que o deste bastonário e dos seus conselheiros”.

Em causa está uma entrevista que o médico concedeu ao semanário Expresso, em maio do ano passado, em que este defendia a ingestão de água do mar diluída, a exposição ao sol sem uso de protector e desaconselhava o consumo de estatinas em muitos casos de colesterol elevado. Perante estas afirmações, que contrariam todas as evidências médicas reconhecidas atualmente, o Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos instaurou-lhe um processo disciplinar (que ainda aguarda uma decisão).

Em declarações ao Público, o bastonário dos Médicos Miguel Guimarães alertou para a gravidade das afirmações de Pinto Coelho. “Divulgarem informações que não têm suporte científico desta forma é grave, porque pode ter implicações nas pessoas. É por isso que têm processos disciplinares. O Dr. Pinto Coelho fez várias afirmações sobre o tratamento do colesterol. Houve médicos que me reportaram que alguns doentes deles deixaram de fazer estatinas depois de o terem ouvido”.

Terão sido estas declarações do bastonário a levar Pinto Coelho a emitir um duro comunicado esta quinta-feira. “Pelo simples facto de terem sido eleitos, e desde então, o bastonário da Ordem dos Médicos e um grupo de seus conselheiros sentem-se no direito de me perseguir, de tempos a tempos, cada um tomando a sua vez. Fazem-no nos jornais, na televisão, no Facebook, onde bem entendem. Estando para aí virados, mesmo vindo do nada, tomam a iniciativa de falar do meu nome de uma forma desprimorosa. E fazem-no contra as leis do país e as mais elementares regras da deontologia”, acusa o médico, acrescentando que “ninguém pode estar sujeito a campanhas permanentes que ofendem a sua pessoa e o seu nome e que colocam em causa a sua idoneidade profissional, testada e comprovada durante várias décadas de exercício da medicina”.

Pinto Coelho garante que vai avançar para a justiça, onde, diz, pretende vir a exigir “o ressarcimento dos danos causados” na sequência de variadas declarações de dirigentes da Ordem dos Médicos. “Vou exigir o ressarcimento dos danos que venho coleccionando por causa destas sucessivas e insistentes condutas, em que o facho vai passando convenientemente de mão em mão dentro do referido grupo”, remata.

Saúde Online

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais