Há sete anos que o MAR Shopping Matosinhos e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) se unem no apelo a dádivas de sangue em alturas em que estas são mais limitadas. O verão é exemplo dessa realidade, tradicionalmente período de férias para muitos portugueses, e no qual se verificam mais deslocações, maior quantidade de pessoas nas estradas, logo, aumento do risco de acidentes.

Como em anos anteriores, a unidade móvel do IPST volta a marcar presença no MAR Shopping Matosinhos para realizar novas colheitas de sangue. Os interessados devem dirigir-se ao parque exterior do centro comercial, junto à entrada MAR, na próxima terça-feira, 14 de agosto, entre as 14h00 e as 19h00.

Para Ofélia Alves, responsável de programação e colheitas do Centro de Sangue e Transplantação do Porto – IPST, “no verão os pedidos de dádiva de sangue são reforçados pelo aumento das necessidades. Além de um ato solidário, contribuir para esta causa pode ajudar a salvar vidas. Temos, assim, de continuar a sensibilizar as pessoas para importância de doar sangue, sobretudo em alturas em que as reservas registam maior escassez no stock.”, sublinha a responsável. E acrescenta, “promover e divulgar a dádiva de sangue junto dos mais jovens continua a ser vital, para garantir a autossuficiência de sangue no futuro.”

A parceria entre o MAR Shopping Matosinhos e o IPST permitiu já angariar mais de 600 dadores inscritos. A terceira e última colheita do ano, que antecipa o período crítico do Natal, tem data agendada para 14 de dezembro.

COMUNICADO