19 Jul, 2018

Portugal no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes

Tanto durante os treinos e estágio realizados, como durante o próprio campeonato, será garantida a monitorização da glicemia de todos os jogadores

Alguns membros do Núcleo Jovem da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (NJA) e da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP), irão representar Portugal no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes – DiaEuro, que irá ocorrer entre o dia 21 e 29 de julho, em Bratislava, na Eslováquia, informa a APDP em comunicado..

Na mesma nota, a APDP informa ainda que “Tanto durante os treinos e estágio realizados, como durante o próprio campeonato, será uma prioridade assegurar que todos os jogadores monitorizem a glicemia, reajam corretamente às hipoglicemias e às hiperglicemias e que façam uma boa gestão dos aspetos a ter em conta relativamente à alimentação e desporto, não só antes, mas durante e após a atividade física. A equipa será acompanhada pelo Enfermeiro Manuel Esteves Cardoso, que poderá dar apoio e ajudar em qualquer necessidade que surja”.

Paula Klose, Presidente da AJDP, explica que esta é “uma excelente forma de promover o desporto enquanto forma eficaz de controlar a diabetes ao mesmo tempo que se incentiva a troca de experiência entre atletas nacionais e internacionais. Mais uma prova de que a diabetes não é limitadora! E apesar de a participação já ser muito importante, esperamos que Portugal chegue longe neste campeonato!”

Já Alexandra Costa, Coordenadora do NJA acrescenta que “estas iniciativas permitem que jovens que vivem com diabetes representem o seu país e se consagrem campeões, não só pela modalidade desportiva, mas também pelos seus valores de inclusão, força de vontade e capacidade de gestão da diabetes.”

A equipa é constituída por João Nabais, André Freixieiro, Jorge Vieira, Pedro Magalhães, João Carrasco, Luís Metrogos, Bernardo Rodrigues, Rafael Carias, Bruno David, Celso Freitas, Sandro Almeida e João Amorim, sendo que Bernardo Rodrigues integra a equipa desde a primeira participação no DiaEuro e Jorge Vieira, Pedro Magalhães e Sandro Almeida integram a equipa pela primeira vez. Este ano a maior parte dos jogadores são provenientes de Lisboa e da Margem Sul, no entanto existem jogadores desde Águeda até Loulé.

Comunicado/SO/MM

 

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais