Sintra disponível para acolher Faculdade de Medicina da Universidade Católica

A Câmara Municipal de Sintra está disponível para assegurar todas as condições necessárias para que a Universidade Católica instale a sua nova Faculdade de Medicina no concelho, sublinhando que o equipamento trará “uma enorme valia social e cultural”.

A disponibilidade da autarquia de Sintra (distrito de Lisboa) foi transmitida esta terça-feira pelo presidente do município, Basílio Horta (PS), a toda a vereação, durante a reunião do executivo, e à reitora da Universidade Católica Portuguesa, através de carta.

No final da reunião, em declarações à agência Lusa, Basílio Horta referiu que a Universidade Católica manifestou interesse em instalar a nova Faculdade de Medicina no “campus de Sintra”, na localidade de São Marcos. “É um projeto que acolhemos com bastante satisfação e entusiasmo. A Câmara estará ao lado da Católica para fazer tudo aquilo for necessário fazer, dentro daquilo que a lei permita, para que a instalação decorra da melhor maneira possível”, apontou.

Nesse sentido, o autarca adiantou que o município vai começar “a estabelecer já um sistema de transportes” para servir o local onde irá ficar instalada a Faculdade de Medicina e o Hospital da Luz, no município vizinho de Oeiras, onde os alunos daquele estabelecimento universitário irão fazer a sua formação.

A Faculdade de Medicina vai instalar-se nas antigas instalações da Faculdade de Engenharia, junto ao Tagus Park, desativadas em 2013, devido “a problemas de acessibilidade”.

O anúncio da autarquia de Sintra (distrito de Lisboa) surge pouco mais de ano depois de a Câmara Municipal de Cascais ter assinado um protocolo com a Universidade de Maastricht e Grupo Luz Saúde para acolher o mesmo projeto. Contactada pela Lusa, fonte da Universidade Católica confirmou apenas a intenção de se mudar para Sintra, recusando-se a adiantar mais informações sobre o projeto e os motivos para ter desistido da intenção de se instalar em Cascais.

LUSA/SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais