Apague o seu último cigarro!

Joana Brito

Joana Brito

Intervenção Farmacêutica Holon

O consumo de tabaco é responsável anualmente pela morte de 6 milhões de pessoas, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde.
Fumar prejudica gravemente a saúde das pessoas fumadoras, sendo que o consumo de tabaco afeta quase todos os órgãos do nosso organismo.
Além disso, a exposição ao fumo do tabaco em casa, nos carros, no local de trabalho e em espaços públicos fechados, constitui um grave risco para a saúde dos não fumadores e um problema para a saúde pública!
Investir na cessação tabágica é a melhor decisão que uma pessoa fumadora pode tomar para melhorar a sua saúde e a dos que o rodeiam. É a única forma de conseguir melhorias na morbilidade e mortalidade associada ao hábito tabágico, e, por consequência, melhorar também a sua qualidade de vida.
Muitos fumadores tentam deixar de fumar sem tratamento especializado e sem o apoio de um profissional de saúde treinado, o que dificulta muito o sucesso da tentativa, sentindo-se inseguros e pouco confiantes para voltar a tentar.
Deixar de fumar pode parecer complicado e difícil, mas é possível! Por outro lado, existem opções terapêuticas que tornam a cessação tabágica mais fácil e tranquila.
Deixar de fumar é a atitude mais inteligente dos fumadores pois, como ato isolado, é o que mais aumenta a esperança e qualidade de vida, isto é, prolonga a vida e evita as doenças!
Parar de fumar devolve o bem-estar geral e traz benefícios imediatos:
o 20 minutos depois a pressão arterial e a pulsação diminuem;
o 12 horas depois o nível de monóxido de carbono no sangue regressa aos valores normais;
o 48 horas depois o paladar e o olfato começam a melhorar;
o 2 semanas a 3 meses depois o risco de ocorrência de enfarte do miocárdio desce e a função pulmonar aumenta;
o 1 a 9 meses depois a ocorrência de tosse e dispneia diminuem;
o 1 ano depois o risco de doença cardíaca coronária baixa para metade do de um fumador;
o 5 anos depois o risco de AVC iguala o de um não fumador;
o 10 anos depois o risco de cancro do pulmão é cerca de metade do de um não fumador.
Nas nossas farmácias estamos sempre empenhados em promover a saúde e o bem-estar. Capacitamos as nossas equipas, de forma contínua, para que possam atuar de forma integrada junto da pessoa que pretende deixar de fumar.
As Farmácias Holon, em parceria com a Fundação Portuguesa do Pulmão, lançam o desafio: APAGUE O SEU ÚLTIMO CIGARRO!
O concurso é dirigido a todas as pessoas fumadoras e motivadas para deixar de fumar e procura reduzir o hábito tabágico junto da população.
Para participar no concurso deve:
– 1º Submeter o formulário de inscrição numa Farmácia Holon, até ao dia 15 de julho de 2018;
– 2º Deixar de fumar até ao dia 15 de agosto de 2018;
– 3º Manter-se sem fumar durante 6 semanas consecutivas.

No dia 26 de setembro de 2018 será realizado um sorteio aleatório, entre todas as inscrições elegíveis. O vencedor ganha uma viagem a Roma, em Itália, para duas pessoas (com avião e alojamento incluídos).

Joana Brito, Intervenção Farmacêutica Holon