‘ABC da Esclerose Múltipla’, um guia completo para doentes e cuidadores

No dia 30 de maio, dia Mundial da Esclerose Múltipla, foi lançado um guia que pretende fornecer informação fidedigna e completa a todos os que convivem com esta patologia, enquanto doentes ou cuidadores. Em entrevista ao Saúde Online, a enfermeira Daniela Leal, uma das autoras do ABC da Esclerose Múltipla, explicou-nos o que podemos encontrar neste manual.

“O ABC da Esclerose Múltipla foi criado porque surgiu a necessidade de compilar a informação fidedigna sobre esta doença”, explica Daniela Leal. Apesar de já existir muita informação sobre esta patologia, a enfermeira e coautora do livro refere que “na altura do diagnóstico, os doentes tentam esclarecer as suas dúvidas na internet e, muitas vezes, a informação que aí está contemplada não é credível”.

O guia encontra-se dividido em três capítulos: ‘Esclerose Múltipla’, que explica o que é a doença, os principais sintomas, causas e questões relacionadas com o diagnóstico e tratamento; ‘Viver com Esclerose Múltipla’, onde são abordados alguns aspetos da vida diária como a prática de exercício físico e a gravidez; e ‘Esclerose Múltipla e a Sociedade’, um capítulo sobre os benefícios sociais que estes doentes podem usufruir como, por exemplo, a isenção das taxas moderadores.

Daniela Leal destaca o tema da “Gravidez, Parto e Amamentação”, por ser um “tópico que gera muitas dúvidas”, refere. Para além de beneficiar doentes e cuidadores, a enfermeira considera que pode servir de apoio também aos profissionais de saúde.

A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica, inflamatória e degenerativa. Estima-se que em Portugal afete mais de 8.000 pessoas. Por norma, é uma doença que afeta o adulto jovem (entre os 20 e 35 anos) e é mais frequente em mulheres.

Os sintomas podem englobar alterações visuais e cognitivas, fraqueza ou fadiga, alterações no equilíbrio e paralisias e perturbações da sexualidade, entre outros. Atualmente, não há cura, mas existe tratamento.

O ABC da Esclerose Múltipla está disponível numa versão digital, acessível a todos através deste LINK.

Saúde Online

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais