14 Jun, 2018

Mercado da saúde animal já tem associação

Até agora, o mercado de medicamentos veterinários estava associado à APIFARMA. A autonomização responde às especificidades deste setor e ás diferenças legislativas e regulamentares entre os dois mercados

Portugal era até agora o único país sem uma entidade autónoma para o setor de medicamentos veterinários. Criada recentemente, a APIFVET – Associação da Indústria Farmacêutica de Medicamentos Veterinários – veio colmatar esta lacuna e apresenta-se aos principais stakeholders no próximo dia 19 de junho, pelas 16h30, na Faculdade de Medicina Veterinária. A associação, que pretende representar 95% do mercado da saúde animal, resulta da vontade de dar uma voz ativa e independente ao setor.
Até agora, o mercado de medicamentos veterinários estava associado à APIFARMA. Contudo, dadas as especificidades deste setor e as crescentes diferenças legislativas e regulamentares entre este mercado e o mercado de medicamentos de uso humano, surgiu a necessidade de criar uma entidade própria que congregue as maiores empresas a atuar no mercado português nesta área.
“Estavam reunidas as condições para que as empresas do setor se envolvessem na criação da APIFVET, existindo agora condições para a adesão de novas empresas que anteriormente expressavam reservas face à notória dificuldade deste setor se afirmar com uma atividade associativa que de forma autónoma defendesse os interesses das suas associadas e da saúde animal”, explica Jorge Moreira da Silva, Presidente da APIFVET.
No evento, para além da apresentação do âmbito de intervenção e dos objetivos desta nova associação, será ainda abordada a “Estratégia de redução das antibiorresistências”, pelo Prof. Doutor Fernando Bernando, Diretor-Geral de Alimentação e Veterinária, e ainda a “Gestão de risco concorrencial do acesso à Informação”, pelo Dr. Armando Ferreira, advogado. Jorge Moreira da Silva explica que “a escolha deste último tema espelha a preocupação da APIFVET em cumprir e incentivar o cumprimento por parte das nossas associadas das leis de concorrência e da publicidade, de proteção de dados e normas deontológicas aplicáveis a este mercado.”

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