Campanha de Sensibilização: RESPIRA alerta para os perigos da exposição do tabaco nas crianças

No Dia Mundial Sem Tabaco, a Associação RESPIRA lança uma campanha de sensibilização sob o mote “De certeza que põe a segurança do seu filho em primeiro lugar?”. Durante o dia 31 de maio serão distribuídos folhetos informativos no Metro de Lisboa e nas Lojas Pingo Doce.

Com o apoio institucional da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica, esta campanha pretende sensibilizar os condutores que fumam no interior dos carros, para os malefícios que o fumo provoca, sobretudo quando transportam crianças.

“O tabagismo é considerado um grave problema de saúde pública, já que é responsável pela diminuição da qualidade e duração de vida. Tem ainda a agravante de ser um fator de risco, não só para o fumador, mas para todos aqueles que se encontram frequentemente expostos ao fumo passivo. Neste sentido, esta campanha visa alertar as pessoas para deixarem de fumar dentro dos carros, por forma a não colocarem em risco a sua saúde e dos seus ocupantes, nomeadamente as crianças. A sua segurança também está na qualidade do ar que respiram quando são transportadas nos automóveis para a escola ou para casa”, realça Isabel Saraiva, vice-presidente da RESPIRA.

Um cigarro contém cerca de 4.000 substâncias com efeitos tóxicos e irritantes, 70 das quais mencionadas como cancerígenos. Ao expormos uma criança ao fumo do tabaco, ela estará a inalar substâncias como a nicotina, metais pesados, monóxido de carbono ou alcatrão.

No âmbito desta campanha, a RESPIRA irá distribuir folhetos informativos nas estações do Metro Marquês de Pombal, Jardim Zoológico e Entre Campos, das 8H00 às 10H00 e das 17H00 às 19H00, bem como nas lojas do Pingo Doce Tomás Ribeiro e 5 de Outubro, entre as 10H00 e as 16H00.

Os malefícios do tabaco nas crianças:

  • Probabilidade de desenvolvimento de problemas respiratórios, nomeadamente asma, bronquite e pneumonia;
  • O fumo passivo pode ser letal e aumenta em 30% a probabilidade de cancro do pulmão e em 24% o risco de problemas cardíacos;
  • A curto prazo as crianças podem apresentar irritação nos olhos, dor de cabeça, náuseas, tosse, falta de ar, sinusite crônica e até problemas auditivos (perda auditiva neurossensorial);
  • Problemas psiquiátricos e psicológicos decorrentes da ansiedade e depressão causados pela inalação dos gases tóxicos do fumo do tabaco;
  • Por fim, as crianças podem perder a capacidade de concentração e terem maiores dificuldades de aprendizagem, uma vez que a inalação de fumo interfere diretamente no seu comportamento, tendem a ficar mais irritadas e impacientes.

 

COMUNICADO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais