14 Mai, 2018

Trump anuncia programa para reduzir preço dos medicamentos nos EUA

O plano visa essencialmente fazer baixar o preço dos medicamentos para os idosos e reformados com cobertura do sistema de seguros de saúde Medicare. Donald Trump também acusou os países estrangeiros de serem em parte responsáveis pelos preços elevados dos medicamentos nos Estados Unidos.

O Presidente Donald Trump anunciou na sexta-feira um plano de ação para reduzir o preço dos medicamentos nos Estados Unidos, que são dos mais elevados do mundo. A oposição democrata acusou o chefe de Estado de não ir tão longe quanto prometera durante a campanha eleitoral.

“Vamos aumentar a concorrência e reduzir os obstáculos regulatórios para que os medicamentos possam chegar ao mercado mais rapidamente e mais baratos”, assegurou o Presidente norte-americano num discurso na Casa Branca ao lado do ministro da Saúde, Alex Azar.

O plano visa essencialmente fazer baixar o preço dos medicamentos para os idosos e reformados com cobertura do sistema de seguros de saúde Medicare, mas não prevê a possibilidade evocada por Trump durante a campanha eleitoral de deixar a Medicare negociar diretamente o preço dos medicamentos com as empresas farmacêuticas para conseguir preços mais competitivos.

O preço dos medicamentos é uma das “dores de cabeça” da política norte-americana. Segundo estatísticas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, os Estados Unidos têm as despesas de saúde mais elevadas dos países industrializados com perto de 10.000 dólares (cerca de 8.370 euros) por habitante, o preço dos medicamentos representa uma parte importante.

Donald Trump também acusou os países estrangeiros de serem em parte responsáveis pelos preços elevados dos medicamentos nos Estados Unidos.

“Quando os governos estrangeiros obtêm das empresas farmacêuticas norte-americanas preços irrazoavelmente baixos, os norte-americanos têm de pagar mais para subsidiar os enormes custos de investigação e de desenvolvimento”, disse, sem designar qualquer país.

LUSA

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais