23 Abr, 2018

Primeiro Centro de Apoio à Saúde Oral em Lisboa inaugurado hoje

O primeiro Centro de Apoio à Saúde Oral para pessoas carenciadas em Lisboa foi hoje inaugurado no Centro Social Laura Alves, na freguesia de Santo António.

Segundo uma nota enviada pelo presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, o projeto inclui “pessoas em fase de vida ativa, bem como as cerca de 400 crianças que frequentam as duas escolas da freguesia”.

“Para os mais novos, o Dr. Dentinhos chega às escolas no sentido de prevenir e adquirir práticas de higiene oral. Aqui as escolas vão ser envolvidas através de promoção de hábitos de saúde oral, nutrição, bem como hábitos de escovagem diários”, de modo a evitar “graves problemas no futuro”, releva o comunicado.

Nesta primeira fase, adianta, as instalações do Centro Social Laura Alves “estão a ser preparadas com obras de readaptação para instalar um consultório com cadeira médico-dentária, um gabinete de esterilização e um gabinete psicossocial”. Os utentes vão ser encaminhados pela freguesia de Santo António e por Instituições de Solidariedade Social do concelho que queiram ser parceiras deste centro.

De acordo com o comunicado enviado pela Organização Não Governamental (ONG) “Mundo a Sorrir”, responsável pelo projeto em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de Santo António, o serviço pretende abranger mais de 75 utentes até dezembro.

O valor a pagar depende do tipo de tratamento e o preço das consultas “será definido com base no valor de capitação diária”. Além dos tratamentos médico-dentários, o centro visa fazer “o acompanhamento psicossocial às populações em situação de vulnerabilidade socioeconómica, tendo em vista a sua reintegração social”.

Este é o terceiro Centro de Apoio à Saúde Oral do país, que já está presente no Porto desde 2009 e em Braga desde 2015.

Lusa/So

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais