20 Abr, 2018

“Costa” bate com a porta, em divergência com o Ministro da Saúde

Constantino Sakellarides - conhecido entre os mais próximos pelo diminutivo "Costa", muito comum na Grécia, país de onde a sua família é originária - apresentou a Adalberto Campos Fernandes o seu pedido de demissão de Coordenador da  Equipa de Acompanhamento dos Estudos de Avaliação ex-post da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários

“Costa”, diminuitivo pelo qual é conhecido entre os mais próximos, muito comum na Grécia  para o nome Constantino, o imperador que introduziu o cristianismo no Império Romano, um santo muito popular no país de  onde a sua família é originária, o professor catedrático jubilado de políticas de saúde Constantino Sakellarides,  nomeado em Outubro de 2016 Coordenador da  Equipa de Acompanhamento dos Estudos de Avaliação ex-post da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários, centrada na transformação de Unidades de Cuidados de Saúde Primários em Unidades de Saúde Familiares apresentou ontem a sua demissão do cargo. segundo o Expresso, que avança a notícia, o consultor sai em divergência com o governante.

Na sua edição online, o semanário explica que o antigo professor da Escola Nacional de Saúde Pública e perito em políticas de Saúde terá tido divergências de pensamento com Adalberto Campos Fernandes e serão estas que estão na origem da sua saída.

Dos  dois estudos que a equipa que coordenava foi incumbida de acompanhar, o primeiro, dirigido à realização de uma avaliação ex-post sobre a implementação das USF, seu impacto, resultados e custo-efetividade, foi adjudicado pela Administração Central do Sistema de Saúde, I. P. (ACSS, I. P.), à Escola Nacional de Saúde Pública. O segundo, mais abrangente, a ser realizado pela Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA) iria  avaliar o impacto da reforma dos cuidados de saúde primários, entendida na sua globalidade e no contexto da Administração Pública, em termos de governação, inovação, gestão de recursos humanos e da mudança organizacional e, por último, quanto aos resultados observados.

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais