Em entrevista, o Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) – Prof. João Morais – fala dos temas que vão estar em destaque no Congresso Português de Cardiologia (CPC), que vai decorrer entre 28 e 30 de abril no Palácio de Congressos do Algarve, na Herdade dos Salgados, em Albufeira, bem como dos médicos que vão ser homenageados e das novidades do conclave deste ano.

“Atualização, originalidade e festa”: são estas as três grandes vertentes do congresso, na opinião de João Morais. Em declarações ao site da SPC, o médico diz que a “SPC elegeu o tema da Insuficiência Cardíaca e a prevenção da Morte Súbita como os dois grandes tópicos de interesse nacional” que vão estar em destaque no Congresso.

“O mais importante é que vamos receber os melhores, vamos ter a melhor investigação, vamos ter originalidade, vamos ter, portanto, um pouco de tudo”, diz o presidente da SPC, em jeito de antevisão. Quanto a novidades, a comissão organizadora do encontro deste ano vai permitir “que qualquer serviço ou centro que esteja a desenvolver um projeto digno de divulgação se candidate a apresentá-lo neste congresso”.

Todos os anos são convidados vários especialistas internacionais para intervirem no evento e, este ano, não será exceção, como explica João Morais. Contudo, o médico prefere não destacar nenhum dos nomes que vão estar presentes. “Não é, a meu ver, relevante destacar grandes nomes, mas sim destacar uma iniciativa que não é nova e que consiste em homenagear algumas celebridades da Cardiologia mundial, nas quais os cardiologistas portugueses se possam rever”. Entre os homenageados desta vez está o cardiologista Ricardo Seabra Gomes, o médico cardiologista canadiano Salim Yusuf e o também cardiologista sueco Lars Wallentin, que se especializou no enfarte do miocárdio.

“Eu diria que o CPC é o coração e os pulmões da SPC”, diz João Morais, explicando a importância deste congresso. ” Primeiro, porque é ali que se concentra toda a atualização cardiológica e os grandes debates; segundo, porque é fundamental haver um sítio onde a Cardiologia se apresenta e onde especialistas divulguem os seus trabalhos e as suas publicações; terceiro, porque é um momento especial de união da Cardiologia Portuguesa”.

Saúde Online