29 Mar, 2018

Debate do Estado da Saúde: Ministro avisa que ADSE não tem de satisfazer privados, mas sim beneficiários

O ministro da Saúde mostrou-se esta quinta-feira confiante de que a nova tabela de preços da ADSE vai alcançar objetivos de poupança e avisou que “o conselho diretivo não está lá para satisfazer os privados, mas sim os beneficiários”.

No final de um debate parlamentar com caráter de urgência sobre o estado da Saúde, solicitado pelo PSD, Adalberto Campos Fernandes disse aos jornalistas acreditar que a nova tabela de preços do subsistema de saúde dos funcionários públicos vai alcançar os objetivos de poupança.

A nova tabela de preços a pagar aos prestadores de cuidados de saúde aos beneficiários da ADSE entra em vigor no domingo e recentemente sofreu 15 alterações, as quais eram reclamadas pelos operadores privados.

A ADSE reconhece que esta tabela tinha “algumas incorreções” e, perante “a necessidade de clarificar algumas das regras”, incorporou alterações numa errata. A errata em questão tem 15 pontos e abrange áreas como consultas, imagiologia, próteses, medicina dentária, radioterapia, entre outros.

As alterações agora publicadas vão ao encontro das pretensões dos operadores privados que, aquando da primeira proposta da nova tabela, puseram em causa a possibilidade de prosseguir com o acordo com a ADSE, alegando perda insustentável de valores para a sua manutenção.

Adalberto Campos Fernandes recordou, a propósito da negociação que antecedeu a elaboração desta nova tabela de preços, que a sua recomendação vai no sentido de existir um “espírito de abertura e de diálogo”.

O ministro avisou que “o conselho diretivo da ADSE não está lá para satisfazer os privados, mas os beneficiários. É normal que num ou outro ponto possa haver uma divergência, que os privados queiram A e a ADSE queira B, e que se fique algures entre A e B”.

“É isto que temos de dizer às pessoas: Os dirigentes das entidades públicas e os que estão ao serviço da República servem os cidadãos”, acrescentou.

LUSA

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais