27 Mar, 2018

Médicos do Mundo apoiou seis mil pessoas com consignação de IRS

A ajuda dos portugueses, através da consignação de IRS em 2017, permitiu à Médicos do Mundo ajudar seis mil pessoas em Portugal, com cuidados gratuitos de saúde.

Todos os anos os contribuintes têm o poder de doar, de forma simples e gratuita, 0,5% do seu imposto a uma instituição de solidariedade social. O valor arrecadado constitui um apoio importante à missão de várias organizações em Portugal, entre elas a Médicos do Mundo (MdM), que se dedicam a ajudar quem mais precisa.

Em 2017, a doação do imposto à MdM atingiu mais de 80 mil euros, valor que foi distribuído pelos 16 projetos da organização e que permitiu apoiar seis mil portugueses, entre várias populações vulneráveis como pessoas em situação de sem abrigo, refugiados, migrantes em situação irregular, idosos que vivem isolados e/ou em risco de exclusão social, jovens com carências socioeconómicas, utilizadores de drogas, trabalhadores sexuais ou vítimas de catástrofes naturais.

Com o objetivo de chamar a atenção para esta modalidade de apoio, a MdM acaba de lançar a campanha “Um Mundo Melhor”, que conta com a participação de várias figuras públicas, como Dalila Carmo, Cláudia Semedo, Isabel Silva ou José Pedro Vasconcelos. Segundo Carla Paiva, Diretora Executiva da Médicos do Mundo, “todos podemos contribuir para um mundo melhor, desenhar aquele que acreditamos ser um lugar mais justo, mais igual, em que todos têm acesso a condições de vida dignas. Juntos vamos poder desenhar esse mundo melhor”.

Para proceder à doação, basta que cada contribuinte, ao preencher a declaração de IRS, aceda ao quadro 11, coloque uma cruz na opção de consignação do seu imposto “Instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública (art.º 32, nº6, da Lei nº 16/ 2001, de 22 de junho)” e introduza o NIF 504 568 566, correspondente à Médicos do Mundo. Com este gesto simples estará a ajudar a organização a prestar mais cuidados de saúde às pessoas vulneráveis.

COMUNICADO/SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais