19 Mar, 2018

Surto de Sarampo: há 117 casos suspeitos e 42 confirmados, entre eles uma criança de 12 meses

O número de casos confirmados do mais recente surto de sarampo em Portugal subiu para 42. Há 117 casos suspeitos. Na origem do surto poderá estar um cidadão francês. Número de casos vai continuar a subir.

O número de casos confirmados do mais recente surto de sarampo em Portugal subiu para 42, segundo adiantou aos jornalistas, esta manhã, o secretário de Estado da Saúde. Fernando Araújo confirmou ainda o número de casos suspeitos (117), que tinha já sido avançado pela Diretora-Geral de Saúde – entre estes está um bebé de 12 meses.

O bebé “está estável, com prognóstico muito favorável”, não tendo sido necessário ficar internado, referiu Fernando Araújo. Todos os 42 casos confirmados dizem respeito a adultos jovens, com idades entre os 20 e os 40 anos, sendo que a maioria são profissionais de saúde – “mais de dois terços destes profissionais estavam vacinados”.

O secretário de Estado da Saúde avançou também que estão internadas, neste momento, cinco pessoas na sequência deste surto de sarampo, todas na região do Grande Porto. Três delas estão aos cuidados do Hospital de Santo António, uma está no Hospital de São João e outra no Hospitais de Matosinhos (contudo, apenas um caso destes cinco está confirmado e apenas um é profissional de saúde).

Dos 117 casos suspeitos de infeção por sarampo, 39 destes aguardam os resultados de análises, sendo que 36 casos considerados suspeitos foram já despistados, como disse Fernando Araújo – ou seja, não contraíram a doença.

Aos jornalistas, Fernando Araújo garantiu que,desde o início do surto, já foram administradas 951 doses da vacina contra o sarampo tanto a profissionais de saúde como a estudantes de Medicina.

Existe a suspeita de que o chamado “doente zero” possa ser um cidadão francês, que foi infetado fora do país e trouxe a doença para Portugal, tendo depois estado em contacto com uma mulher residente na zona de Pombal ( o único caso suspeito fora da zona do Grande Porto). França tem estado, desde Novembro, a braços com um grande surto da doença, que já infetou cerca de 400 pessoas e já provocou uma vítima mortal.

Fernando Araújo garante que o surto está controlado mas admite que o número de casos possa ainda vir a aumentar, uma vez que o período de incubação da doença se situa entre os 8 e os 13 dias. “É expectável que surjam mais casos”, disse o secretário de Estado.

“Estamos em articulação com todas as entidades de saúde envolvidas, no sentido de manter esta vigilância ativa em termos de procura e identificação dos casos, suspeitos ou prováveis, e em termos de vacinação, nomeadamente dos profissionais de saúde, que têm mais elevado risco. O processo está a decorrer de forma natural para este tipo de situações”, acrescentou.

Fernando Araújo referiu ainda que “todos os casos suspeitos são inseridos na plataforma, não havendo casos de possíveis ou prováveis infeções que não estejam registados”.

Em caso de dúvidas, o secretário de Estado Adjunto da Saúde recomenda que se ligue para a linha de saúde 24 (808 24 24 24), cujos profissionais darão “indicações claras, onde se dirigir e o que fazer”.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus e é das infeções virais mais contagiosas. Manifesta-se pelo aparecimento de pequenos pontos brancos na mucosa oral cerca de um ou dois dias antes de surgirem erupções cutâneas, que inicialmente surgem no rosto. A doença tem habitualmente uma evolução benigna, mas pode desencadear complicações como otite média, pneumonia, convulsões febris e encefalites. Pode ser grave e até levar à morte.

A vacinação é a principal medida de proteção contra o sarampo e neste caso até é gratuita e está incluída no Programa Nacional de Vacinação (PNV).  Na região Norte, segundo o secretário de Estado da Saúde, “97% a 98% das pessoas estão vacinadas ou já tiveram contacto com a doença”.

Tiago Caeiro/SO

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais