19 Mar, 2018

Epidemia de sarampo está a afetar quase toda a Europa

No contexto europeu, só Malta ainda não registou nenhum caso em 2018. França, Roménia, Grécia e Itália continuam a ser os países mais afetados, tal como no ano passado. Grande parte dos infetados não estavam vacinados.

De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), desde o início de 2018 dezanove países reportaram mais de 2400 casos de sarampo, sendo a Grécia, a Roménia, a França e a Itália os países mais afetados. Na Grécia e em França verifica-se um aumento acentuado do número de casos em 2018, com valores que se aproximam do total de casos registados em todo o ano anterior.

O caso mais preocupante é mesmo o da Grécia, que registou, até dia 4 de março, mais de 1000 casos e a morte de uma mulher de 35 anos. A maioria dos casos ocorreu no sul da Grécia entre crianças de etnia cigana e gregos adultos entre 25 e 44 anos. Foi ainda reportado nos meios de comunicação social um caso de um profissional de saúde de 45 anos internado numa unidade de cuidados intensivos por complicações da doença.

Em França, os dados recolhidos desde o inicío de novembro e até ao dia 12 de março, dão conta de 913 casos da doença, a maioria deles na região de Nouvelle-Aquitaine, no Oeste do país.

Na Roménia, a situação é igualmente preocupante. Depois de ter registado mais de 10 mil casos no ano passado, em 2018 já contraíram a doença 757 pessoas – 3 delas morreram.

Na República Checa, o sarampo está a castigar seriamente a população mais jovem. Já há 23 casos em crianças com menos de 17 anos e as autoridades de saúde checas estão à espera que surjam mais infetados.

Já foram reportados 42 casos no Reino Unido, os mesmos que agora estão confirmados em Portugal. As autoridades de saúde alemãs também já atualizaram os seus números e dão agora conta de 33 casos da doença em território germânico.

Em Itália, a epidemia de sarampo espalhou-se a praticamente todo o país. Estão já confirmados 164 casos em 12 regiões – 2 pessoas já perderam a vida.

Dos países analisados – e excluindo a Suíça e alguns países dos Balcãs que não disponibilizam informação -, só Malta não registou nenhum caso de sarampo.

Em 2017 foram reportados 14.451 casos de sarampo (que resultaram em 36 mortes) em 30 países da União Europeia e Espaço Económico Europeu, sendo que este valor é três vezes superior ao número de casos notificados em 2016 (4643).

Os países que reportaram mais casos em 2017 foram a Roménia (10623), a Itália (4991), a Grécia (1463) e a Alemanha (926). A maior incidência de casos ocorreu em crianças com menos de um ano de idade e 45% dos casos de sarampo com idade conhecida tinham 15 ou mais anos de idade. Dos 13.783 casos com estado vacinal conhecido, 87% não estavam vacinados, 8% estavam vacinados com dose única, 3% com duas ou mais doses e 2% com um número desconhecido de doses.

Tiago Caeiro

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais