16 Mar, 2018

Só em janeiro foram registados mais de mil casos de sarampo em 15 países europeus

Só a Grécia teve mais de mil casos da doença entre janeiro e março. Desde 2016, já morreram 57 pessoas infetadas com sarampo na União Europeia. Num hospital sueco, dezenas de bebés poderão ter sido infetados.

Mais de mil casos de sarampo foram registados só em janeiro deste ano em 15 países europeus, com a Grécia e a França a reportarem um aumento significativo de infetados, segundo dados do Centro Europeu do Controlo de Doenças.

O balanço, que data da semana passada, mostra que a Grécia teve mil casos de sarampo entre janeiro e março deste ano e a França registou mais de 400 casos, enquanto a Itália indicava 164 casos.

O Centro Europeu de Controlo de Doenças recorda que o sarampo é uma doença severa e que, desde 2016, houve 57 mortes reportadas na União Europeia devido a esta infeção contagiosa.

Um caso de sarampo num profissional de saúde num hospital da Suécia, registado no final do ano passado, levou a que dezenas de recém-nascidos tivessem recebido profilaxia pós-exposição.

Segundo um boletim do Centro Europeu de Controlo de Doenças, no final do ano passado foi detetado no Hospital Sahlgrebska, em Gotemburgo, um caso de infeção de sarampo num profissional de saúde que trabalhava na área da saúde materna.

Quase 70 recém-nascidos que pudessem ter estado expostos à infeção receberam então profilaxia pós-exposição.Entre dezembro de 2017 e meados de janeiro, a Suécia reportou 26 casos relacionados com o mesmo surto.

Portugal detetou esta semana um surto de sarampo no qual a maioria dos casos suspeitos tem ligação laboral ao hospital Santo António, no Porto.Até ao momento há 21 casos confirmados, de um total de mais de 50 casos suspeitos.

Um novo surto de sarampo foi conhecido em Portugal esta semana, na região norte do país, depois de, em 2017, terem sido registados dois surtos coincidentes no tempo, que infetaram menos de 30 pessoas e causaram a morte de uma jovem de 17 anos.

O número de casos de sarampo confirmados na região norte está neste momento nos 21, mas há mais algumas dezenas de suspeitos, a maioria com ligação laboral ao Hospital de Santo António, no Porto.

O sarampo é uma doença grave, para a qual existe vacina, contudo, o Centro Europeu de Controlo de Doenças estima que haja uma elevada incidência de casos em crianças menores de um ano de idade, que ainda são muito novas para receber a primeira dose da vacina. Daí que reforce a importância de todos os outros grupos estarem vacinados de forma a que não apanhem nem transmitam a doença.

Em Portugal a vacina é gratuita, está integrada no Programa Nacional de Vacinação e deve ser administrada em duas doses.

LUSA/SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais