15 Mar, 2018

Partículas de plástico encontradas em água engarrafada

Foram realizados testes que identificaram partículas de plástico minúsculas em água engarrafada de grandes marcas mundiais, segundo informação de um estudo hoje divulgado.

A investigadora Sherri Mason, da universidade estadual de Nova Iorque, afirmou que foram analisadas 250 garrafas de nove países: Brasil, China, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Quénia, Líbano, México e Tailândia.

Plástico foi encontrado em 93% das garrafas de água de marcas como a Evian, Nestlé, San Pellegrino, Aqua ou Aquafina, mais concretamente polipropileno, nylon e politereftalato de etileno. “Creio que isso resulta do processo de engarrafamento. A maior parte do plástico provem da própria garrafa, da tampa, do processo industrial de engarrafamento”, disse Sherri Mason à agência France Presse.

Sherri Mason afirmou que “há uma relação com certos tipos de cancro, a diminuição da quantidade de espermatozoides ou a incidência de certas doenças, como o autismo ou défice de atenção”.

Num outro estudo também publicado na plataforma Orb Media tinha-se demonstrado que também há partículas de plástico na água da rede pública, mas não tanto. “A água da torneira, globalmente, é mais segura do que a água engarrafada”, considerou Sherri Mason.

LUSA/SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais