As doenças reumáticas, que englobam artrite reumatoide, espondilite anquilosante, artrite psoriática, artrite idiopática juvenil, lúpus eritematoso sistémico, entre outras, afetam cerca de metade da população portuguesa. A plataforma Reuma.pt surge, portanto, como uma ferramenta indispensável na avaliação destes doentes e como um recurso fundamental para o desenvolvimento da investigação na reumatologia.

A funcionar desde junho de 2008, o Registo Nacional de Doentes Reumáticos (Reuma.pt) foi desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Reumatologia e é o único – e pioneiro – registo de doentes. Desde a sua criação, a plataforma já conta com 150 mil registos e 83 centros clínicos, sendo reconhecido como um projeto inovador na área dos registos de doentes e de produção e avaliação de dados.

O evento de celebração dos 10 anos de Reuma.pt contará com a presença do Bastonário da Ordem dos Médicos, da Diretora-Geral da Saúde, de representantes de Sociedades Médicas e Associações de doentes e de profissionais da indústria farmacêutica. A cerimónia espera dar a conhecer um pouco mais sobre a missão da plataforma e reforçar a sua importância. Para tal, a programação inclui dois painéis de discussão que vão abordar os temas de “investigação e parcerias” e “a era digital”.

Comunicado/SO

10 ANOS – Reuma.Pt from doctorstv on Vimeo.

ler mais