21 Fev, 2018

Plataforma Reuma.pt comemora 10 anos de existência

Na próxima quinta-feira, dia 22 de fevereiro, a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, dará lugar a uma cerimónia que celebra os 10 anos da criação da plataforma de registo de doentes Reuma.pt.

As doenças reumáticas, que englobam artrite reumatoide, espondilite anquilosante, artrite psoriática, artrite idiopática juvenil, lúpus eritematoso sistémico, entre outras, afetam cerca de metade da população portuguesa. A plataforma Reuma.pt surge, portanto, como uma ferramenta indispensável na avaliação destes doentes e como um recurso fundamental para o desenvolvimento da investigação na reumatologia.

A funcionar desde junho de 2008, o Registo Nacional de Doentes Reumáticos (Reuma.pt) foi desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Reumatologia e é o único – e pioneiro – registo de doentes. Desde a sua criação, a plataforma já conta com 150 mil registos e 83 centros clínicos, sendo reconhecido como um projeto inovador na área dos registos de doentes e de produção e avaliação de dados.

O evento de celebração dos 10 anos de Reuma.pt contará com a presença do Bastonário da Ordem dos Médicos, da Diretora-Geral da Saúde, de representantes de Sociedades Médicas e Associações de doentes e de profissionais da indústria farmacêutica. A cerimónia espera dar a conhecer um pouco mais sobre a missão da plataforma e reforçar a sua importância. Para tal, a programação inclui dois painéis de discussão que vão abordar os temas de “investigação e parcerias” e “a era digital”.

Comunicado/SO

10 ANOS – Reuma.Pt from doctorstv on Vimeo.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais