Presidência da República apoia campanha de sensibilização para estenose aórtica

A campanha “Corações de Amanhã” conta agora com o alto patrocínio da Presidência da República. A iniciativa é promovida pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) com o apoio da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e do Valve For Life da Associação Europeia de Cardiologia de Intervenção.

“Este apoio é o reconhecimento da importância desta iniciativa para a promoção da saúde e para a melhoria da qualidade de vida da população mais sénior. Acreditamos que o alto patrocínio da Presidência da República contribuirá significativamente para obter uma forte adesão da população a esta campanha”, avança Lino Patrício, médico e presidente da iniciativa Válvula para a Vida e membro da comissão científica desta campanha, citado em comunicado.

A estenose aórtica é uma doença que afeta mais de 32 mil portugueses, maioritariamente pessoas com mais de 70 anos. Os sintomas caracterizam-se por cansaço, dor no peito e desmaios e são frequentemente desvalorizados pelos portugueses, acabando por adiar o diagnóstico, o que pode ser fatal. A deteção atempada da estenose aórtica reduz as admissões hospitalares e representa tempo e qualidade de vida ganhos.

A missão da campanha “Corações de Amanhã” é de promover o conhecimento da estenose aórtica e dos seus sintomas, esclarecer como se efetua o diagnóstico e informar relativamente ao tratamento, bem como melhorar o seu acesso aos doentes.

Comunicado/SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais