16 Jan, 2018

Professora da ESEnfC preside ao Grupo de Interesse Especial sobre Dor na Criança da Associação Internacional para o Estudo da Dor

A investigadora da ESEnfC é a primeira enfermeira a presidir a este grupo da Associação Internacional para o Estudo da Dor. Todos os anteriores presidentes, desde a fundação do grupo, em 1990, foram médicos ou psicólogos.

A professora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Ananda Maria Fernandes, é a nova presidente do Special Interest Group on Pain in Childhood (Grupo de Interesse Especial sobre Dor na Criança) da International Association for the Study of Pain (Associação Internacional para o Estudo da Dor) para o triénio 2018-2020.

Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, doutorada em Enfermagem, consultora da Direção-Geral de Saúde e membro do núcleo coordenador do Plano Estratégico Nacional de Prevenção e Controlo da Dor, Ananda Fernandes é diretora do primeiro Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde para a Prática e Investigação Clínica em Enfermagem e Obstetrícia existente na Península Ibérica, justamente a ESEnfC.

A professora de Coimbra, que sucede no cargo de presidente do Special Interest Group on Pain in Childhood (http://childpain.org/) ao professor Carl von Baeyer (Canadá), foi membro dos corpos sociais da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (2014-2016), coeditora da revista DOR (2010-2013) e representante da Ordem dos Enfermeiros na Comissão Nacional de Controlo da Dor (2009-2012).

Na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), da ESEnfC, pertence aos projetos “Gestão da dor e sofrimento na criança e adolescente” e “Diagnósticos e intervenções na criança e adolescente”.

É doutorada em Enfermagem desde em 2011, quando defendeu a tese “Eficácia do canguru materno, sacarose e chupeta na redução das respostas de dor dos recém-nascidos pretermo à punção venosa”.

Na presidência do Grupo de Interesse Especial sobre Dor na Criança da Associação Internacional para o Estudo da Dor, a professora Ananda Fernandes vai continuar a perseguir os objetivos deste núcleo de peritos: promover a educação sobre a dor em crianças, partilhar informações relevantes sobre o controlo da dor pediátrica, promover a capacidade de aliviar a dor das crianças numa perspetiva internacional e interdisciplinar, assim como incentivar a pesquisa, particularmente estudos multicêntricos e estudos que se concentram em problemas únicos de pediatria, incluindo recém-nascidos.

Comunicado/SO

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais