16 Jan, 2018

Peritos debatem futuro do tratamento da doença valvular

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), promove a 7ª Reunião do Grupo de Válvulas Percutâneas nos dias 25 e 26 de janeiro, na Fundação Dr. António Cupertino Miranda, no Porto.

“Esta iniciativa é uma excelente oportunidade para promover o conhecimento, a partilha de experiências e o debate sobre as mais recentes inovações e as tendências futuras do tratamento percutâneo – isto é, não cirúrgico – da doença valvular” explica Duarte Cacela, Coordenador do Grupo de Válvulas Percutâneas da APIC.

Além da apresentação e discussão de casos clínicos, serão debatidos o estado atual da arte na intervenção percutânea valvular – aórtica, mitral e tricúspide -, os registos portugueses, um documento de consenso sobre a implantação de próteses aórticas por via percutânea em Portugal e o balanço da iniciativa Valve for Life.

Este ano, no dia 25 de janeiro, irá decorrer um Curso Pré-Congresso subordinado ao tema “Da anatomia aos Dispositivos”. Este curso é constituído por uma avaliação hands-on da anatomia cardíaca (com dissecação de corações de porco orientada por anatomista, com especial ênfase no estudo valvular), seguido de estudo de AngioTAC na intervenção valvular (com o software 3mensio e vários monitores circulantes que explicarão como efetuar as medições) e, para finalizar, uma sessão com Simuladores.

A reunião conta com a participação de peritos de centros europeus com grande atividade na área, em particular de Itália, Holanda e Polónia.

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), uma entidade sem fins lucrativos, tem por finalidade o estudo, investigação e promoção de atividades científicas no âmbito dos aspetos médicos, cirúrgicos, tecnológicos e organizacionais da Intervenção Cardiovascular. Para mais informações consulte: www.apic.pt

Comunicado/SO

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais