Reforce o Sistema imunitário

Alexandra Freitas

Alexandra Freitas

Diretora Técnica da AMPLIPHAR – Produtos Farmacêuticos, Lda.

O reforço das defesas é importante para que o sistema imunitário reaja às mais diversas agressões externas, gripes e constipações.

A gripe e a constipação são exemplos de infeções virais. O sistema imunitário, em condições normais, desencadeia uma resposta de ataque aos vírus “invasores”.

Quando o sistema imunitário está debilitado, o organismo fica mais vulnerável. A constipação, coriza ou resfriado, é uma infeção viral do aparelho respiratório superior, que afeta sobretudo a cavidade nasal.

Na maioria dos casos, o agente causal pertence à família dos Rinovírus. O vírus é transmitido pessoa a pessoa, por via aérea, através do espirro e da tosse e por contacto mão a mão ou por objetos contaminados. Os sintomas incluem tosse, pingo no nariz, espirros e congestão nasal, podendo ser acompanhados da sensação de fadiga.

A gripe é uma infeção viral aguda, causada especificamente pelo vírus Influenza, sendo muitas vezes confundida com a constipação. No entanto, devido ao seu carácter sistémico e ao risco de complicações, a gripe é uma situação mais grave, que enfraquece de forma considerável o sistema imunitário.

Espirros, rinorreia, congestão nasal e olhos lacrimejantes são sintomas comuns a estas infeções e também à rinite alérgica.

O reforço das defesas é importante para que o sistema imunitário reaja às mais diversas agressões externas, gripes e constipações.

A Equinácea é uma planta com propriedades imunoestimulantes, tradicionalmente utilizada na prevenção de gripes e constipações.

Além de diminuir a suscetibilidade do organismo às gripes e constipações, a Equinácea diminui o risco de aparecimento de constipações em 58% e a sua duração em 1,4 dias, segundo um estudo publicado no “The Lancet Infectious Diseases”.

Associada à Vitamina C, origina uma redução de 86% na incidência da doença, o que confirma a eficácia da utilização tradicional de Equinácea e Vitamina C na prevenção e alívio dos sintomas de gripes e constipações.

A Vitamina C é recomendada também nos períodos pós-doença, para combater o cansaço e a fadiga.

À semelhança da Equinácea, o Elderberry, vulgarmente conhecido como baga de sabugueiro, ajuda a aliviar o resfriado comum e a tosse, reforçando as defesas do organismo.

 

ler mais