15 Dez, 2017

Covilhã: Mutualista avança com consultas visuais e auditivas nas aldeias

Um programa de saúde auditiva e visual vai permitir levar consultas gratuitas destas especialidades às freguesias rurais do concelho, devendo abranger cerca de 5.000 pessoas.

A Mutualista Covilhanense especifica que o programa está integrado no projeto da Unidade Móvel de Saúde e que será implementado em parceria com duas entidades privadas a operar na Covilhã, designadamente o “Grupo Ópticas Lince e a Clínica Oftalmológica M.A. Dias dos Santos. Com a designação “OuViste? – Ver melhor, Ouvir mais”, este programa “visa prevenir, diagnosticar, corrigir e combater défices visuais e auditivos através de consultas de optometria e de audiologia gratuitas, a realizar por profissionais qualificados”.

“No campo visual, um dos grandes objetivos é o de diagnosticar doenças silenciosas que causam cegueira, com especial incidência na população mais idosa e com limitações físicas ou geográficas de acesso”, é referido.

Para o presidente da Mutualista, Nelson Silva, que é citado na nota de imprensa, “o ‘OuViste?’ traduz-se num alargamento da oferta de serviços de saúde nas aldeias do concelho da Covilhã onde a Mutualista atua regularmente com a sua Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Social e Psicológico, melhorando assim o acesso a cuidados de saúde e, consequentemente, também a qualidade de vida das pessoas que vivem mais longe da sede de concelho”.

A associação também adianta que entre os vários exames optométricos a realizar estão os que permitem “diagnosticar as três patologias que correspondem às principais causas de cegueira a nível mundial, associadas ao envelhecimento, nomeadamente a retinopatia diabética, doença provocada pela diabetes (primeira causa de cegueira a nível mundial); a degenerescência macular relacionada com a idade, causa mais comum de perda de visão acima dos 50 anos (segunda causa de cegueira a nível mundial) e o glaucoma, doença provocada por tensão ocular elevada (terceira causa de cegueira a nível mundial).

Atualmente, a Unidade Móvel de Saúde da Associação conta com uma equipa multidisciplinar das áreas médica (clínica geral), enfermagem, farmacêutica, psicologia e ação social e serve com regularidade as populações de nove localidades do concelho da Covilhã, nomeadamente Trigais, São Jorge da Beira, Minas da Panasqueira, Cambões, Vale Cerdeira, Casal de Santa Teresinha, Aldeia de S. Francisco de Assis, Barroca Grande e Sobral de São Miguel.

As consultas de optometria serão realizadas numa Unidade Móvel de Rastreio Visual e de Assistência da ótica parceira, que acompanhará a Unidade Móvel de Saúde da Mutualista Covilhanense.

De acordo com Mutualista, o Programa estende-se também ao Centro Clínico da Associação, onde semanalmente, às quintas-feiras, entre as 09:30 e as 12:30, um optometrista e um audiologista darão consultas gratuitas aos associados. “O ‘OuViste?’ contempla ainda descontos para os associados da Mutualista.

A Mutualista Covilhanense foi criada em 1930 e presta serviços de apoio à saúde e à terceira idade. Emprega cerca de 45 pessoas e dá apoio direto a 150 utentes.

LUSA/SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais