4 Dez, 2017

Biocartis lança testes de biópsia líquida para RAS com marcação CE-IVD desenvolvidos em parceria com a Merck

O Idylla™ ctKRAS Mutation Test e o Idylla ™ ctNRAS-BRAF Mutation Test são os primeiros testes de biópsia líquida com marcação CE-IVD da Biocartis e visam a deteção de mutações RAS e BRAF em doentes com cancro colorretal metastático (mCRC)

A Biocartis Group NV, uma empresa inovadora de diagnóstico molecular , acaba de anunciar, em comunicado,  o lançamento de dois testes de biópsia líquida com marcação CE-IVD, o Idylla™ ctKRAS Mutation Test e o Idylla ™ ctNRAS-BRAF Mutation Test. O Idylla™ ctKRAS Mutation Test e o Idylla ™ ctNRAS-BRAF Mutation Test são os primeiros testes de biópsia líquida com marcação CE-IVD da Biocartis e visam a deteção de mutações RAS e BRAF em doentes com cancro colorretal metastático (mCRC).

Desenvolvido em parceria com a empresa Merck KGaA, Darmstadt, Alemanha (‘Merck’), líder em ciência e tecnologia, o lançamento destes dois testes assinala um marco importante da colaboração, que visa tornar o acesso mais fácil, rápido e pouco invasivo ao teste de diagnóstico molecular baseado no sangue de doentes com mCRC. Ambas as empresas vão colaborar agora, de forma a tornar os testes comercialmente disponíveis nos centros médicos.
O Idylla™ ctKRAS Mutation Test é totalmente automatizado (com a deteção de 21 mutações KRAS, e tempo de resposta de 130 minutos) e o Idylla™ ctNRAS-BRAF Mutation Test (com a deteção de 18 mutações NRAS e 5 BRAF, e tempo de resposta de 110 minutos) detetam, em conjunto, 44 mutações. Cada teste funciona diretamente a partir de 1 ml de plasma sanguíneo, com menos de 1 minuto de manipulação. Os estudos de validação realizados para a marcação CE-IVD dos testes de ctRAS do Idylla ™ mostraram uma alta concordância, de 88%, entre testes realizados em plasma sanguíneo e em tecidos tumorais de doentes com níveis suficientemente altos de ctDNA, que geralmente são doentes com mCRC com metástases hepáticas.
Compreender o status individual dos biomarcadores dos doentes com mCRC é fundamental para a atempada tomada de decisão terapêutica. Como os testes Idylla ™ ctRAS são desenvolvidos para proporcionar informações moleculares precisas e confiáveis de praticamente qualquer amostra biológica e praticamente em qualquer lugar, eles podem apoiar a prática clínica na realização de testes biológicos de biomarcadores RAS integrados, independentemente do volume de testes dos laboratórios ou nível de especialização.
Erwin Sablon, Head of R&D and Alliance Management da Biocartis, reagiu: “Os testes de biópsia líquida estão na linha da frente na prática da oncologia, onde têm a capacidade de complementar os testes de tecido e fornecer informações prognósticas adicionais que não estavam disponíveis para os clínicos até ao momento. Estamos muito satisfeitos por ter desenvolvido estes testes de biópsia líquida na Idylla ™, juntamente com a Merck. Conforme recomendado nas guidelines, o teste de mutação RAS é um ponto fundamental no tratamento clínico do mCRC, onde os doentes com tumores do tipo RAS não mutado demonstraram beneficiar de terapias anti-EGFR,. Com estes testes, podemos agora melhorar ainda mais o resultado em saúde dos doentes com mCRC em todo o mundo “.
Gonçalo Carvalho, Key Account Manager na Biocartis Portugal, referiu: “Graças ao apoio da Merck, podemos agora disponibilizar aos profissionais de saúde envolvidos no tratamento do cancro colorretal, seis centros de referência em Portugal para determinação do gene RAS. Assim, esta análise mutacional poderá ser realizada em biópsia líquida como em tecido tumoral, com testes Idylla ™ RAS na prática clínica. Abrem-se assim, novas oportunidades de investigação relacionadas com a monitorização mais rápida dos tratamentos oncológicos. Esta é uma excelente notícia, pois proporcionará um acesso mais rápido ao tratamento mais adequado dos doentes com cancro colorretal metastático “.

Segundo Leonor Sequeira, Medical Director da Merck “Há cerca de 10 anos que apoiamos em Portugal a realização do teste do biomarcador RAS, para que este possa estar disponível na altura do diagnóstico do cancro colorretal metastático. Os resultados do teste podem ajudar a selecionar o tratamento mais adequado para um doente em particular, aumentando assim a sobrevivência neste tipo de tumor. Com a introdução da biópsia líquida como alternativa ao teste realizado em tecido tumoral, conseguiremos oferecer um procedimento não invasivo, uma vez que é feita uma simples análise de sangue, o que se traduz numa reposta mais célere, sempre em benefício do doente.”

O desenvolvimento de testes de biópsia líquida é uma das áreas estratégicas da Biocartis para ampliar o acesso aos testes de diagnóstico molecular através de soluções de diagnóstico molecular simples, rápidas e menos invasivas para doentes de todo o mundo. A Biocartis possui hoje três testes de biópsia líquida para fins de investigação, juntamente com estes dois novos testes RAS de biópsia líquida CE-IVD, o Idylla™ ctKRAS Mutation Test e o Idylla ™ ctNRAS-BRAF Mutation Test para doentes com mCRC. Um quarto teste de biópsia líquida, o Idtylla ™ ctEGFR Mutation Test, está atualmente em desenvolvimento.

Comunicado de imprensa/SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais