Correr Saudável

Alexandra Freitas

Alexandra Freitas

Diretora Técnica da AMPLIPHAR – Produtos Farmacêuticos, Lda.

O exercício físico, no geral, está a ganhar cada vez mais adeptos. Nos últimos anos, o exercício físico passou a fazer parte dos hábitos e do dia-a-dia de uma grande parte das pessoas.

Contudo, para muitos, continua a ser difícil dar o primeiro passo e começar a praticar exercício.  

É preciso ter força de vontade e ultrapassar todas as barreiras que nós próprios arranjamos para não o fazer. Não temos tempo, saímos do trabalho cansados, está muito frio, está muito calor..

É cada vez maior o número de pessoas que escolhem a corrida ao ar livre como exercício. Correr é uma forma mais simples, económica e conveniente de fazer exercício físico.

A corrida é um hábito saudável e traz imensos benefícios para a saúde: melhora a condição física e a qualidade de vida, ajuda a perder peso. Para muitos funciona como um verdadeiro antidepressivo e é um escape saudável ao stress do dia-a-dia. Pode até ser uma atividade social, para quem goste de participar em grupos de corrida.

Mas é um facto que é muito contagiante e que rapidamente se torna um vício, passa-se de sedentário a maratonista.

E é neste tempo que é necessário ter cuidados acrescidos que passam pela ingestão adequada de nutrientes e pelo cuidado com as articulações, para se evitarem lesões.

Quem pratica exercício tem necessidades acrescidas devido a um maior gasto energético e a um metabolismo mais acelerado.

Os suplementos nutricionais estão entre os recursos com que os “atletas” podem contar.

Suplementos que contêm uma combinação completa e adequada, com ação sinérgica, de vitaminas, minerais como o magnésio, e demais substâncias como o ginseng, os BCAAs são excelentes aliados para aumentar a energia, melhorar a performance e ajudar na recuperação do músculo após o exercício.

O magnésio é importante para a produção de energia, redução da fadiga muscular e das cãibras. O ginseng é um energizante natural, que combate os efeitos físicos do stress e os aminoácidos BCAAs são importantes para a recuperação do músculo após o treino.

No que respeita às articulações, é importante retardar o desgaste e evitar lesões.

A corrida exerce um grande impacto sobre as articulações, nomeadamente sobre os joelhos, originando um maior desgaste da cartilagem. As lesões do joelho, as tensões musculares, a tendinite de Aquiles e a dor na canela estão entre as lesões mais comuns da corrida.

Suplementos com glucosamina, condroitina e colagénio são importantes para proteger e lubrificar as articulações, prevenindo o desgaste e evitando lesões.

Independentemente do objetivo de quem corre, a ingestão adequada de nutrientes e o cuidado das articulações são dois cuidados essências, a par com outros como a hidratação, a alimentação cuidada, fazer o aquecimento, alongar no final, respeitar o tempo de descanso, saber “ouvir” o corpo e não exagerar.

ler mais