Esta distinção pretende incentivar a reconhecer projetos de qualidade e orientados para a melhoria do serviço aos utentes, desenvolvidos e implementados nos hospitais portugueses. Patrocinado pela biofarmacêutica AbbVie, o galardão vai distinguir três trabalhos entre os
hospitais finalistas. A avaliação dos trabalhos, que terá como critérios a inovação e a replicabilidade, fica a cargo de um júri constituído por quatro elementos: Margarida França (da APAH e presidente do júri), Pedro Alexandre (vogal do Conselho Diretivo da ACSS), Alfredo
Lacerda Cabral (administrador do Hospital Garcia de Orta) e Miguel Múrias Mauritti (jornalista do Saúde Online).

“Com esta iniciativa queremos premiar a excelência na gestão das unidades de saúde, porque acreditamos que reconhecer os bons exemplos é contribuir para a melhoria efetiva dos cuidados de saúde em Portugal”, refere Alexandre Lourenço, presidente da APAH. E acrescenta: “A seleção das candidaturas finalistas foi uma tarefa bastante difícil, pelo elevado interesse dos projetos, e revelado também pelo aumento em número e qualidade das boas práticas e inovação dentro do SNS. Acreditamos que o reconhecimento e disseminação de práticas de excelência asseguram a melhoria da qualidade de cuidados de saúde à população e, por isso, continuamos a nossa aposta neste prémio para o qual contamos com o contributo de todos em futuras edições do Healthcare Excellence”.

Para Carlo Pasetto, diretor-geral da AbbVie Portugal, “o apoio da nossa companhia a esta iniciativa é a aplicação prática de um dos maiores objetivos da companhia: sermos reconhecidos como um parceiro de confiança no desenvolvimento de soluções disruptivas que têm, efetivamente, um importante impacto na sociedade”. “Acreditamos que é possível fazer melhor em prol da sustentabilidade da saúde e que é através da excelência que alcançaremos a eficiência dos recursos que são cada vez mais escassos”, conclui.

Na edição deste ano foram recebidas 19 candidaturas, das quais sete passaram à fase seguinte e serão apresentadas publicamente na sessão solene da próxima sexta-feira. No decorrer da cerimónia será eleito pelo júri o vencedor do Prémio Healthcare Excellence 2017.

Entre os finalistas estão projetos do Centro de Medicina e Reabilitação Rovisco Pais, Instituto Português de Oncologia do Porto, Hospital Beatriz Ângelo, Hospital de Braga, Hospital de Cascais e Unidade Local Saúde de Matosinhos.

Consulte aqui o programa.

 

Comunicado/SO