Estabelecido no ano de 1996, o Dia Mundial das Doenças Reumáticas – World Arthritis Day (WAD)* visa sensibilizar a população em geral para o conjunto de problemas que afetam as pessoas com doenças reumáticas e músculo-esqueléticas.

Nesse sentido, a Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas prepara-se para apresentar o seu XX Fórum de Apoio ao Doente Reumático, no auditório da ANF, em Lisboa, dia 14 de outubro pelas 09h00. Para além de abordar temas relacionados com a  sexualidade, a gravidez, a importância dos cuidadores e as doenças reumáticas na infância, também será apresentada a mais  recente aplicação para dispositivos móveis que ambiciona ser um verdadeiro parceiro das pessoas com artrite reumatoide, a RheumaBuddy.

Trata-se de uma ferramenta de capacitação, já que a RheumaBuddy pretende aumentar a quantidade de dias melhores das pessoas com estas inflamações das articulações. Para isso, basta que o utilizador registe diariamente o seu humor, níveis de dor, fadiga e rigidez matinal, horas de sono, de exercício, entre muitas outras coisas, permitindo criar um histórico pessoal de forma a perceber, de uma forma imediata, o que está a fazer de bem e menos bem e, assim, controlar melhor o dia-a-dia com a sua doença. RheumaBuddy é gratuito e permite ainda comunicar com outros doentes e aprender com as suas experiências.

“Estamos muito contentes pelo lançamento do RheumaBuddy em Portugal. Cremos que a utilização de uma nova ferramenta digital que monitoriza o que contribui para um dia melhor, terá um grande impacto nas pessoas com artrite reumatoide”, refere Elsa Mateus da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas.

Comunicado/SO/SF