9 Out, 2017

Aspirina® comemora 120 anos amanhã

A 10 de outubro, a Bayer comemora o 120.º aniversário da Aspirina®, o medicamento mais conhecido do mundo e cujo ingrediente ativo, ácido acetilsalicílico, é utilizado por milhões de pessoas para tratar a dor e, em doses baixas, para prevenir doenças cardiovasculares.

A 6 de março de 1897, o Dr. Felix Hoffmann, sintetizou pela primeira vez ácido acetilsalicílico quimicamente puro e estável e, a 10 de Outubro do mesmo ano, a Bayer apresentou publicamente a Aspirina.

“Nenhum outro medicamento, é usado por um tão elevado número de pessoas em todo o mundo como a Aspirina”, referiu o Prof. Valentin Fuster num artigo recente na Circulation.

De facto, 120 anos após a sua descoberta, o ácido acetilsalicílico continua a ser um dos ingredientes ativos mais importantes, permanece na lista de medicamentos essenciais desenvolvidos pela Organização Mundial da Saúde e, só em 2016, foi protagonista de 1.900 publicações científicas.

A Aspirina passou pelas duas grandes guerras, acompanhou os movimentados anos 60 e a evolução tecnológica das décadas seguintes, acompanhando o Homem à Lua. É um dos medicamentos mais conhecidos e, provavelmente, dos mais investigados do mundo.

Desde 2014, a fábrica localizada em La Felguera (Astúrias) é o único produtor de ácido acetilsalicílico na Bayer, o ingrediente ativo da Aspirina®.

Comunicado/SO

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais