Diabéticos e bombeiros vão ter vacina contra a gripe gratuita

Pela primeira vez este ano, a vacina contra a gripe vai ser gratuita para bombeiros e diabéticos, tendo o Estado adquirido 1,4 milhões de doses, mais 200 mil do que no ano passado

A subdiretora geral da Saúde, Graça Freitas, revela que o alargamento da gratuitidade das vacinas contra a gripe teve em conta os riscos que o frio representa para os diabéticos, nomeadamente de descompensação, sendo por isso recomendada esta medida profilática. Quanto aos bombeiros, a medida visou proteger os próprios e aqueles que assistem e que se encontram com uma saúde mais debilitada.

As vacinas que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) adquiriu custaram ao Estado 3,4 milhões de euros.

Os diabéticos e os bombeiros juntam-se agora a um conjunto alargado de pessoas para quem a vacina contra a gripe já era gratuita: com 65 ou mais anos, institucionalizadas, integradas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, apoiadas no domicílio, internadas em unidades de cuidados de saúde primários e em hospitais do SNS com patologias crónicas e condições para as quais se recomenda a vacina.

A medida já era também gratuita para pessoas em diálise, submetidas a transplante de células precursoras hematopoiéticas ou de órgãos sólidos, a aguardar transplante,sob quimioterapia, com trissomia 21 e fibrose quística.

A Direção-Geral da Saúde pretende aumentar a população vacinada contra a gripe, tendo como objetivo principal aumentar os grupos de risco cobertos por profilaxia.

Além das vacinas administradas gratuitamente, a quem é recomendada a vacina pode fazê-lo, adquirindo-a na farmácia. O SNS comparticipa em 37% o seu valor, cabendo ao utente em média trÊs euros.

LUSA/SO/SF

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais