12 Jul, 2017

Novartis vai utilizar inteligência artificial para melhorar tratamento do cancro de mama avançado

A Novartis acaba de anunciar uma parceria com a IBM Watson Health para otimizar os cuidados de saúde e melhorar os resultados do tratamento dos doentes com cancro da mama

A parceria envolve a utilização de um sistema cognitivo, que se baseia em dados do mundo real e técnicas avançadas de análise para disponibilizar informações sobre os resultados do tratamento do cancro da mama.

Esta colaboração vai juntar a experiência da Novartis na área do cancro da mama com o conhecimento da IBM Watson Health na análise de dados e aprendizagem de máquinas e, deste modo, irá permitir determinar quais as combinações e sequências terapêuticas que podem melhorar os resultados em saúde para o doente.

“Através da utilização de dados reais e computação cognitiva, esta parceria vai permitir identificar soluções que podem ajudar os médicos a compreender qual a melhor abordagem terapêutica para cada doente ou ajudar na orientação de diretrizes de prática clínica, sempre com o objetivo de melhorar os resultados do tratamento. É um enorme avanço para a Medicina e uma nova esperança para os doentes com cancro da mama”, explica Cristina Morgado, diretora da Unidade de Oncologia da Novartis, em Portugal.

Com um dos maiores portefólios e número de medicamentos em desenvolvimento, o cancro da mama é uma das áreas prioritárias da farmacêutica Novartis. O conhecimento científico está a melhorar e o panorama do tratamento nesta área está a expandir-se. No entanto, estudos e tratamentos recentes podem levantar algumas questões no que se refere ao tratamento personalizado para cada doente.

O Watson é o primeiro sistema cognitivo a ser comercializado e representa um enorme avanço na era da computação. O sistema, disponível através da cloud, analisa grandes quantidades de dados, interpreta questões complexas e propõe respostas baseadas em evidência.

Há mais de 25 anos que a Novartis está na vanguarda do desenvolvimento de medicamentos inovadores na área do cancro da mama.

Comunicado de Imprensa

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais