Potássio pode ajudar no controlo da hipertensão arterial

Próximo do Dia Mundial de Hipertensão, que será celebrado no dia 17 de maio, uma revisão de estudos conclui que o potássio é tão importante como o sal na dieta de um indivíduo hipertenso, para manter a hipertensão arterial saudável

O aumento do risco de hipertensão está associado a uma dieta com alto teor de sal. Uma revisão de estudos recente, conclui que consumir níveis adequados de potássio pode ser também muito importante para manter uma pressão arterial saudável.

A pressão arterial elevada ou hipertensão é conhecida como um assassino silencioso, sendo que em todo o mundo, afeta cerca de 1 bilhão de pessoas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula-se que a hipertensão é responsável por 51 por cento das mortes relacionadas com acidentes vasculares cerebrais e 45 por cento das mortes por doenças cardíacas.

Estudos nos últimos anos têm demonstrado claramente que comer uma dieta rica em sódio, como a dieta padrão ocidental, pode levar à hipertensão.

Uma revisão mais recente, publicada no American Journal of Physiology – Endocrinology and Metabolism, mostra que a ingestão elevada de sódio não é o único fator dietético importante. O potássio também desempenha um papel vital para a manutenção da pressão arterial saudável, pois quando o potássio dietético é alto, os rins excretam mais sal e água.

Podendo também compara o facto de comer uma dieta rica em potássio, com a ingestão de um diurético.

Em Portugal, 42% dos indivíduos têm hipertensão arterial e geograficamente, atinge mais na região do Alentejo.

MNT/SO/CS

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais