20 Mar, 2017

“Rua Sésamo” vai ter uma nova personagem com autismo

O Monstro das Bolachas e o Óscar vão ter uma nova amiga: a Júlia é a nova personagem daquele que é um dos programas infantis mais populares em todo o mundo

Os responsáveis da “Rua Sésamo” anunciaram ontem à noite que o programa vai contar com uma nova personagem: a Júlia.

A imagem de Júlia, uma menina de cabelo cor-de-laranja, já figura nas ilustrações impressas e digitais da série infantil criada nos Estados Unidos, que cumpriu 50 anos de emissão.

A nova personagem vai fazer a sua estreia nos programas que as cadeias televisivas norte-americanas HBO e PBS vão emitir a partir do início de abril.

“A grande discussão [dentro do programa] desde o princípio foi: ‘Como fazemos isto, como falamos de autismo?’”, explicou a guionista, Christine Ferraro, ao programa “60 Minutos” da CBS News.

“É complicado porque o autismo não se manifesta de uma única forma, é diferente para cada pessoa”, sublinhou a guionista.

Na sua primeira aparição, Júlia vai mostrar algumas características que são comuns às crianças com autismo. Será apresentada a uma das personagens principais, ao Poupas, e vai ignorá-lo. O grande pássaro amarelo vai pensar que a menina não gosta dele, mas os outros irão explicar-lhe que a menina é diferente e faz as coisas de forma distinta.

A intenção dos criadores da série infantil é que o papel de Júlia tenha bastante relevância no programa.

Os diagnósticos de autismo aumentaram de forma constante nos últimos anos nos EUA, até uma taxa de uma em cada 68 crianças no país, de acordo com dados dos Centros para o Controlo e Prevenção de Doenças, citados pelos responsáveis da “Rua Sésamo”.

LUSA/SO

 

Gedeon Richter

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais