9 Mar, 2017

Bastonário dos Médicos apelida urgências como “o maior cancro” do SNS

O bastonário da Ordem dos Médicos considerou as urgências como o "maior cancro" do Serviço Nacional de Saúde (SNS), lamentando que ao longo dos anos nada se tenha feito para mudar este panorama

Miguel Guimarães falava, ontem, aos deputados da comissão parlamentar de Saúde numa audição sobre o funcionamento do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Apesar de reconhecer problemas crónicos do INEM, como a falta de recursos humanos, o bastonário da Ordem dos Médicos lembra que são problemas restritos ao instituto.

A propósito, considerou o caso do serviço de urgência médica em Portugal como o mais problemático: ” o maior cancro do nosso SNS é o serviço de urgência”.

“É o mesmo problema há dezenas de anos e nada se faz para mudar”, lamentou Miguel Guimarães, considerando que a situação se mantém por ser “mais barato” do que fazer uma verdadeira reforma.

Agrupamentos de centros de saúde abertos mais tempo ou com mais autonomia são algumas das propostas que o bastonário avança para tentar melhorar o sistema da urgência médica em Portugal.

Miguel Guimarães relembrou que a emergência médica não funciona sozinha e está diretamente relacionada com a urgência.

LUSA/SO

 

Msd - banner_final

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais