3 Mar, 2017

Rastreios gratuitos ao cancro do intestino por todo o país

As Farmácias Holon e a Europacolon Portugal promovem, pelo 4.º ano consecutivo, uma campanha de sensibilização para o cancro colorretal, uma doença que ainda é responsável pela morte de 11 portugueses todos os dias

Durante este mês e o próximo, os rastreios de Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes (PSOF) estão disponíveis em 176 farmácias Holon, que, em parceria com a Europacolon Portugal promove uma campanha de sensibilização para o cancro colorretal.

“As fases iniciais do cancro do intestino, por norma, não causam dor. Mesmo sem qualquer sintoma, a partir dos 50 anos é obrigatório que façam o despiste, pois a progressão da doença é silenciosa. Se detetada a tempo, tem cura em 90% dos casos”, afirma Vítor Neves, presidente da Europacolon.

“O método de rastreio utilizado permite identificar precocemente a presença de um tumor ou de pólipos no intestino e o encaminhamento imediato da pessoa para exames complementares de diagnóstico, ou seja, a realização de colonoscopia”, explica Mariana Rosa, farmacêutica das Farmácias Holon e coordenadora deste projeto ao nível nacional.

Segundo dados do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas da Direção Geral de Saúde, são diagnosticados 7 mil novos casos todos os anos.

“Esta parceria com as Farmácias Holon tem-nos permitido lutar contra esta doença e angariar fundos para ações de sensibilização e prevenção do cancro digestivo a nível nacional. Desde 2014, já conseguimos rastrear cerca de 3.431 pessoas, entre as quais 799 homens, e intervir junto de milhares”, relembra o presidente da Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo.

O rastreio é dirigido à população em geral mas tem em consideração critérios, por exemplo, como a idade compreendida entre os 50 e os 74 anos e o facto de não ter realizado uma colonoscopia nos últimos cinco anos.

A Europacolon Portugal promove ainda um peditório público com o objetivo de angariar fundos para o desenvolvimento da sua missão, especialmente em ações de sensibilização enquadradas na prevenção e apoio aos pacientes e familiares de cancro digestivo.

Comunicado de Imprensa/SO

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais