17 Fev, 2017

Investigadores do Porto estudam infertilidade masculina para encontrar tratamento

Foi descoberto o papel de uma molécula central para a fertilidade do homem que, quando desregulada, provoca a infertilidade

Os investigadores do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), do Porto, estão a desenvolver um trabalho que pretende a produção de um fármaco para a infertilidade masculina.

Os autores da investigação referem que a maioria dos casos tem causa desconhecida, pelo que os resultados que esta investigação está a produzir “têm elevada relevância e podem ser a porta de entrada para descobrir um caminho que leve ao tratamento”.

Os primeiros resultados deste estudo foram publicados na revista especializada Fertility and Sterility e os investigadores foram agora convidados a desenvolver o conceito na revista Trends in Endocrinology and Metabolism, num artigo designado “Papel emergente da molécula mTOR na fertilidade masculina”.

Depois de perceberem a ação da molécula mTOR como reguladora central do metabolismo das células do sistema reprodutor masculino, os investigadores estão nesta fase “a tentar perceber quais os mecanismos subjacentes à sua ação, de forma a poderem desenvolver uma molécula que regule a ação do mTOR, através da produção de um fármaco que permita o tratamento da infertilidade masculina”.

O estudo teve início no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e estabeleceu, posteriormente, uma parceria internacional, com o Population Council’s Center for Biomedical Research, do Rockefeller Center (EUA) de forma a “a aumentar e potenciar a capacidade de desenvolvimento da investigação”.

LUSA/SO

 

Msd - banner_final

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais