13 Fev, 2017

Gripe das aves leva ao abate de mais de 33 milhões de animais na Coreia do Sul

Mais de 33 milhões de aves foram mortas desde novembro na Coreia do Sul por causa da propagação do vírus da gripe das aves, naquele que é o surto mais mortal registado no país asiático

O Ministério da Agricultura da Coreia do Sul disse que até sexta-feira 33,12 milhões de animais foram abatidos, o que representa uma duplicação das aves de capoeira mortas em relação ao surto de 2014.

O primeiro caso do surto da estirpe H5N6 foi detetado no país a 16 de novembro de 2016, em aves migratórias em Haenam, 420 quilómetros a sul de Seul, com a doença a estender-se a outras 340 quintas de todo o país.

No início deste mês o surto parecia ter sido contido, mas as autoridades registaram um novo caso na segunda-feira numa quinta a 260 quilómetros a sudoeste de Seul.

O abate de aves tem deixado o país sem ovos e fez disparar o seu preço, obrigando à importação de 25 milhões de unidades dos Estados Unidos e de Espanha.

O surto de gripe das aves coincide com vários casos de febre aftosa em pelo menos 14 quintas do país, tendo já sido abatidas cerca de mil cabeças de gado, de acordo com o Ministério da Agricultura.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse em janeiro estar em alerta perante a propagação de surtos de gripe das aves, com casos reportados em cerca de 40 países desde setembro passado.

Vários dos surtos reportados à OMS correspondem a tipos de vírus altamente infecciosos em aves de capoeira e em aves selvagens.

A situação agravou-se desde dezembro, com um aumento inesperado e forte de casos, o que leva a diretora-geral da OMS a pedir a todos os países para cumprirem com a obrigação de detetar e avisar de casos humanos que sejam identificados.

LUSA/SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais