26 Jan, 2017

Estudo aponta para ligação entre depressão e mortalidade por cancro

As pessoas deprimidas ou ansiosas podem ter uma maior probabilidade de morrer de certos tipos de cancro, segundo um estudo publicado hoje na revista British Medical Journal (BMJ).

A análise do percurso de mais de 160.000 adultos em Inglaterra e no País de Gales mostrou que aqueles que se declararam como psicologicamente angustiados eram mais propensos a morrer de cancro, especialmente da próstata e do sistema digestivo (cólon, pâncreas e esófago), bem como de leucemia.

Os investigadores sublinham que se trata de uma observação estatística, o que não significa que exista uma relação de causa e efeito entre estado psicológico e cancro.

No entanto, aqueles resultados vêm juntar-se a numerosos indícios da existência de interações entre saúde física e saúde mental, refere o estudo.

Investigações já mostraram que os sintomas de depressão e ansiedade estão associados a um risco mais elevado de doença cardiovascular, mas as tentativas de encontrar ligações semelhantes entre estados mentais e cancro têm tido resultados mistos.

Participaram na investigação cientistas da University College de Londres, da Universidade de Edimburgo e da de Sidney, que analisaram 16 estudos de acompanhamento de populações a longo prazo (uma média de 10 anos), abrangendo 163.363 pessoas com mais de 16 anos.

David Batty, o cientista da University College de Londres que conduziu o estudo, considerou que são necessárias mais investigações para confirmar a ligação e explicar as causas.

LUSA/SO

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais