14 Out, 2016

Portugueses têm mais cuidado com a alimentação do que há cinco anos

A maioria dos cerca de 800 portugueses inquiridos num estudo refere ter hoje mais cuidado com a alimentação do que há cinco anos e mais de metade considera ter peso normal.

Segundo um estudo da Marktest sobre hábitos alimentares, a que a agência Lusa teve acesso, 65% dos portugueses refere ter atualmente mais cuidado com a alimentação: 67,5% das mulheres diz optar regularmente por refeições saudáveis, percentagem que desce para os 50% no caso dos homens.

Os dados revelam ainda que a faixa etária dos 25 aos 34 anos foi a que maior evolução registou na adoção de um regime alimentar mais saudável.

Do total dos 802 inquiridos, 40% dizem ter “muitas vezes” o cuidado de fazer uma alimentação saudável, quase 20% fazem-no “sempre” e 33% dizem que o fazem “algumas vezes”. Apenas sete por cento dizem que “nunca” ou “poucas vezes” têm cuidado com o regime alimentar.

Quanto à prática desportiva, o estudo conclui que são os homens a apostar mais na atividade física: 52,4% dos homens dizem praticar habitualmente exercício físico, enquanto no sexo feminino a percentagem ronda os 46%.

O estudo da Marktest, baseado em entrevistas, tentou ainda perceber a ideia que os portugueses têm individualmente do seu peso. Conclui que mais de metade dos inquiridos (54,9%) considera ter peso normal. São 37% os que assumem ter peso a mais e há sete por cento de pessoas que julgam ter peso a menos.

A faixa etária entre os 55 e os 64 anos é a que tem mais percentagem de inquiridos que assume peso em excesso.

O estudo da Marktest, divulgado dois dias antes do Dia Mundial da Alimentação, que se assinala domingo, foi baseado em 802 entrevistas a adultos residentes em Portugal Continental com casas com telefone fixo.

LUSA

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais