21 Set, 2016

Identificada substância com potencial anti-inflamatório no sangue do cordão umbilical

Testada em animais, a substância com potencial anti-inflamatório, designada por nNIF, reduziu sintomas associados à inflamação e sepsis, como redução da febre, das complicações respiratórias e da morte

Um estudo publicado recentemente na revista The Journal of Clinical Investigation revela que um grupo de investigadores* identificou uma substância com potencial anti-inflamatório, designada por nNIF, no sangue do cordão umbilical (SCU).

No artigo publicado, os investigadores descrevem que após a identificação da nNIF e das suas características anti-inflamatórias, a substância foi isolada tendo sido avaliado o seu potencial anti-inflamatório em ratinhos com sepsis, uma reação exagerada do organismo a uma infeção generalizada, resultando frequentemente em morte.

Foi induzida sepsis a estes ratinhos que, posteriormente, foram divididos em dois grupos, tendo-se administrado nNIF apenas a um deles.

No grupo que recebeu nNIF verificou-se redução dos sintomas associados à inflamação e sepsis, tais como redução da febre, das complicações respiratórias e da morte. Os investigadores observaram que 2 a 4 dias após a indução de sepsis apenas 20% dos ratinhos não tratados sobreviveram, enquanto 60% dos ratinhos tratados com nNIF sobreviveram, demonstrando que os ratinhos tratados com nNIF tinham 3 vezes mais probabilidade de sobreviver

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais