Estatuto Editorial

O Saúde Online é um órgão de informação dirigido ao público em geral, em canal aberto e aos profissionais de saúde que desenvolvem atividade nas diferentes áreas de especialização, quer em canal aberto, quer em microsites associados, acessíveis através de registo.

O Saúde Online  é um órgão de comunicação livre, que se identifica com os valores da Democracia pluralista, pelo que não está sujeito nem aceita quaisquer impedimentos ou discriminações ou qualquer tipo ou forma de censura.

O  Saúde Online rege-se por critérios de rigor e criatividade editorial, sem qualquer dependência de ordem ideológica, política ou económica, estabelecendo as suas opções editoriais sem hierarquias prévias a quaisquer grupos de interesses, inclusive em relação às entidades que o patrocinam.

O Saúde Online  é concebido, escrito e produzido por jornalistas profissionais, no respeito dos direitos e deveres previstos na Constituição da República, na Lei de Imprensa e no Estatuto dos Jornalistas.

O Saúde Online Repudia o sensacionalismo, o facilitismo na recolha de informação e o abuso da boa-fé de quem quer que seja, utilizando meios leais na obtenção de informações, imagens ou documentos e adotando como regra a identificação dos seus jornalistas e a identificação das fontes, à exceção das fontes confidenciais de informação, cuja identidade não divulgará, seja em que circunstância for, mesmo em juízo.

O Saúde Online distingue, muito claramente, a informação – que deverá ser isenta e rigorosa – da opinião – que será sempre livre e identificada – reservando-se, ainda assim, o direito de relacionar, interpretar e emitir opinião sobre quaisquer factos ou acontecimentos, subordinado ao estrito respeito da Lei e dos deveres deontológicos dos Jornalistas.

O Saúde Online  Assume a obrigação de promover a pronta retificação das informações que se revelem inexatas ou falsas, sejam elas redigidas pelos jornalistas que nele trabalham, ou por fontes externas ao jornal.

O Saúde Online, Tendo presente que a liberdade de expressão, a diversidade das ideias e o pluralismo das convicções são elementos fundadores e estruturantes de uma sociedade democrática, aceita para publicação opiniões, sugestões, críticas e comentários dos leitores, sem quaisquer outras limitações que não o espírito do presente estatuto e a dignidade pessoal e institucional.

O Saúde Online responde apenas perante os seus leitores.