ENTREVISTA2020-11-19T16:29:10+00:00

ENTREVISTAS

  • Perturbação obsessivo-compulsiva

“A perturbação obsessivo-compulsiva, em si, é um risco, porque implica muito sofrimento”

|

Albino Oliveira-Maia, médico psiquiatra na Fundação Champalimaud, é também o presidente do conselho científico Associação Portuguesa OCD Foundation, que vai ser apresentada hoje, em Lisboa. Em entrevista, o responsável apela a que se aposte mais no conhecimento da perturbação obsessivo-compulsiva, inclusive junto dos profissionais de saúde.

  • Saúde e envelhecimento

Saúde e envelhecimento. Peritos de diferentes áreas reúnem-se em Lisboa

|

O 6.º Congresso CNS – Saúde e Envelhecimento: desafios para a próxima década decorre no dia 13 de abril, em Lisboa. Peritos de diferentes áreas vão debater o modelo de cuidados de saúde do futuro que consiga dar resposta ao aumento esperado de doenças neurodegenerativas, como explica Joaquim Ferreira, diretor clínico do CNS – Campus Neurológico Sénior.

“Temos cada vez mais evidências de que os desajustes da flora intestinal se relacionam com várias doenças”

|

De acordo com Conceição Calhau, os casos em que existe sintomatologia que remete para desequilíbrios na flora intestinal devem ser tratados, de modo a apoiar o tratamento de qualquer outra doença que possa coexistir. Em entrevista, a professora catedrática da NOVA Medical School e nutricionista especialista em Nutrição Clínica, explica a relação da alimentação com a saúde do intestino e refere em que casos deve ser feita suplementação de pre e/ou probióticos.

“Só valorizando o trabalho médico conseguiremos reter estes profissionais no SNS”

|

Fernando Salvador é o presidente 30.º Congresso Nacional de Medicina Interna, que se vai realizar de 23 a 26 de maio, no Algarve. Em entrevista ao Saúde Online, o diretor do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro falou das novidades, inovações e objetivos deste que é o maior evento anual da SPMI. Mas não é tudo… o especialista lamenta a “crise”, atualmente, vivida pelo SNS e refere que é fundamental melhorar as condições laborais dos profissionais, evitando perdê-los para a medicina privada ou para o estrangeiro.

Epilepsia. “Persiste o mito de que estas pessoas não podem levar uma vida normal”

|

O Purple Day, que se assinala a 26 de março, é celebrado no sentido de aumentar a conscientização e combater o estigma associado à epilepsia. Em entrevista, Francisco Barros, médico interno de formação específica em Neurologia na Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, aborda a importância deste dia, bem como os principais desafios atuais no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento da epilepsia.

  • Miguel Mascarenhas

Projeto português que permite detetar lesões precursoras de cancro anal foi distinguido mundialmente

|

Um grupo liderado por Miguel Mascarenhas, gastrenterologista da ULS São João e docente da Faculdade de Medicina de Universidade do Porto (FMUP), venceu o Prémio Banco Carregosa/SRNOM. A distinção foi atribuída a propósito do desenvolvimento de uma tecnologia que utiliza a inteligência artificial (IA) para identificação de precursores de cancro anal em anoscopia de alta resolução.

Células CAR-T. “Uma terapia revolucionária em tumores hematológicos”

|

Maria Gomes da Silva é hematologista no IPO Lisboa e destaca a mudança de paradigma em consequência da terapia com células CAR-T nalguns tumores hematológicos. A médica foi uma das oradoras de um evento sobre Imunoterapia, que decorreu, no sábado, em Lisboa. A organização esteve a cargo da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e conta com a parceria BataZu Family.

ENTREVISTAS MAIS LIDAS

Go to Top