23 Ago, 2017

Diploma que altera entidade gestora dos hospitais do Algarve foi publicado hoje

O decreto-lei vem transferir e reforçar as competências do novo Centro Hospitalar Universitário do Algarve

O diploma altera a denominação do Centro Hospitalar do Algarve para Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e transfere as atribuições, as competências, os direitos e as obrigações da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve no que diz respeito ao Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul (CMFRS).

De acordo com o documento, os trabalhadores do CMFRS titulares de contrato individual de trabalho transitam para o CHUA, sem que haja alteração do respetivo vínculo.

A entrada em vigor do diploma implica a cessação do mandato dos membros do conselho de administração, mantendo-se os mesmos, contudo, em funções, até à sua substituição pelo Governo.

O CHUA passa a integrar os hospitais de Portimão, de Lagos e de Faro, o Centro de Medicina de Reabilitação do Sul e um polo de investigação e de ligação com a Universidade do Algarve.

A criação deste novo modelo para os hospitais algarvios, aprovado em Conselho de Ministros em 20 de julho passado, visa, segundo o Governo, resolver o problema da falta de profissionais de saúde na região, devido à dificuldade em ocupar as vagas abertas nos concursos.

“O objetivo é aumentar a atratividade de médicos, enfermeiros e outros técnicos de saúde, e ao mesmo tempo reforçar a ligação à universidade, nomeadamente fortalecer e potencializar o curso de Medicina, para oferecer aos profissionais uma oportunidade de crescer no plano de investigação e criar uma estrutura hospitalar forte, atrativa e dinâmica”, lê-se numa nota enviada pela ARS/Algarve.

O diploma estipula ainda a colaboração com o Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve, visando atingir a excelência de cuidados através do desenvolvimento da investigação, da formação e a melhoria contínua dos cuidados de saúde.

LUSA/SO/SF

 

Gedeon Richter

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais