29 Mai, 2017

SPAIC ensina a usar corretamente inaladores para a asma

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica lança o curso “Terapêutica inalada e técnicas inalatórias”, uma formação online, gratuita, dirigida a profissionais de saúde que pretende promover o uso correto dos inaladores para a asma

Dividido em cinco curtos módulos, o curso baseia-se em recursos multimédia para tornar mais simples a aquisição dos conhecimentos essenciais. Entre eles, destacam-se vídeos para cada um dos principais inaladores à venda no país, tabelas de verificação de erros e conselhos para ajudar na escolha do dispositivo mais indicado.

No final da formação é esperado que os formandos identifiquem os conceitos fundamentais da terapêutica inalada e das diferentes técnicas inalatórias; saibam como usar cada um dos 15 inaladores disponível em Portugal e conheçam os erros mais comuns; estejam munidos das técnicas para ajudar o doente a utilizar corretamente os inaladores; conheçam os princípios para a escolha do inalador mais adequado a cada doente, estejam conscientes dos atuais conceitos da relação médico-doente e da gestão partilhada da doença crónica.

O curso, apoiado pela GSK – GlaxoSmithKline, tem a duração total aproximada de oito horas, e atribui uma certificação aos formandos aprovados na avaliação final e aguarda acreditação pela Ordem dos Médicos e pela Ordem dos Farmacêuticos.

Os interessados devem inscrever-se em spaicformacao.com. Por ser totalmente online, e os módulos estarem divididos em conteúdos de curta duração, o formando pode fazer a gestão do seu tempo como lhe for mais conveniente.

O curso “Terapêutica inalada e técnicas inalatórias”, lançado em Portugal no âmbito da iniciativa Vencer a Asma – uma campanha que alerta para os problemas dos doentes com a Asma com o objetivo de os ajudar a ter um dia a dia sem limitações, vem dar resposta à necessidade de melhorar os conhecimentos da utilização correta dos inaladores. Segundo um estudo recentemente realizado em Portugal mais de 80% dos doentes efetuam incorretamente, pelo menos, um dos passos de ativação do seu inalador, sendo a correta utilização do dispositivo fundamental para a eficácia no tratamento da doença

 

Comunicado de Imprensa/SO/SF

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais