29 Mai, 2017

Mutualista da Covilhã abre dois equipamentos para apoio a doentes com demência

A Associação Mutualista Covilhanense, na Covilhã, vai passar a contar com uma sala snoezelen e com o Gabinete de Alzheimer, dois equipamentos que visam apoiar os doentes e familiares de pessoas com demência, anunciou a instituição.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a Mutualista Covilhanense adianta que os novos espaços integram o já premiado projeto “No Horizonte das Demências” e que serão inaugurados no dia 7 de junho, durante as comemorações do 87.º aniversário daquela associação sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

“Estas inaugurações significam o arranque do projeto ‘no Horizonte das Demências’, através do qual pretendemos melhorar não só a qualidade de vida dos nossos utentes seniores, que sofrem com a doença, como também a de centenas de pessoas no concelho”, afirma o presidente da instituição, Nelson Silva.

Segundo o referido, a sala snoezelen é um espaço equipado com capacidade técnica que associa a estimulação sensorial ao relaxamento, destinado a doentes diagnosticados com demência.

“A nova área estará equipada como uma cama de água, um painel interativo de luz e som, um projetor de céu estrelado e um chuveiro de fibra ótica, entre outros”, refere a nota, lembrando que não existe mais nenhum equipamento similar no concelho.

Já o Gabinete de Apoio ao Familiar e Pessoa com Doença de Alzheimer funcionará a partir do centro clínico da Mutualista, “disponibilizando uma resposta técnica pluridisciplinar a cuidadores formais e informais de portadores da doença, com recurso a técnicos da área da Sociologia, Psicologia, Medicina, Enfermagem e Farmacêutica”.

Os dois espaços ficam na sede da mutualista, situada na cidade da Covilhã, e prestarão apoio não só aos utentes e sócios, como à restante comunidade, sendo que o Gabinete de Alzheimer terá abrangência concelhia e funcionará em articulação com a Unidade Móvel do concelho.

O aniversário da Mutualista ficará ainda marcado pela reabertura de um jardim que foi requalificado, contando agora com hortas geriátricas e percursos sensoriais.

“A reabilitação do espaço foi projetada a pensar no bem-estar físico, psíquico e social dos nossos utentes seniores do Centro de Dia e da Estrutura Residencial para Idosos, proporcionando contacto com a natureza, a possibilidade de cuidarem das hortas como método terapêutico e, simultaneamente, oportunidades de relaxamento e contemplação”, especifica Nelson Silva.

A Mutualista Covilhanense foi criada em 1930 e presta serviços de apoio à saúde e à terceira idade. Emprega 45 pessoas e dá apoio direto a 150 utentes.

LUSA/SO/CS

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais