Janssen junta mais de 400 investigadores e profissionais de saúde em Fórum de Neurociências

A discussão e a partilha de conhecimento científico de vanguarda sobre psiquiatria em geral e a esquizofrenia em particular foram o mote para a realização do 5.º Fórum Janssen Neurociências

O evento, que reuniu mais de 400 investigadores e especialistas nacionais e internacionais, decorreu nos dias 5 e 6 de maio, na FIL, em Lisboa.

O Fórum, organizado pela Janssen Portugal, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, debateu os desafios, controvérsias e os mais recentes avanços no tratamento da esquizofrenia, assim como a intervenção precoce na psicose. Foram também realizados workshops interativos sobre a geração e publicação de dados científicos e a gestão de serviços de psiquiatria. Destaque ainda para a sessão interativa subordinada ao tema “Recuperação em esquizofrenia: tratamento integrado e funcionamento”.

Neste espaço de debate e partilha de conhecimento, a esquizofrenia foi reconhecida como sendo a doença mental com maior sobrecarga associada e defendeu-se a importância de iniciar os tratamentos de longa duração, logo após o diagnóstico da doença. Debateram-se também os desafios associados à investigação científica. A reflexão sobre o elevado número de anos necessários para que uma molécula chegue ao mercado (13 anos, em média) e a reduzida taxa de sucesso (de apenas 2%) associada ao processo de investigação de novos agentes terapêuticos contou com uma participação ativa do público.

No segundo dia, Pedro Sanchéz, professor associado do Departamento de Neurociências da Faculdade de Medicina da Universidade do País Basco, na sessão “Preventing clinical deterioration in the course of schizophrenia: is there a potential for neuroprotection?” alertou para a ocorrência de fenómenos neurodegenerativos nos doentes com esquizofrenia, com impacto no desempenho neurocognitivo e nas competências funcionais. Na sua apresentação revelou dados científicos que demonstram efeitos positivos da exposição constante aos antipsicóticos, nos doentes com esquizofrenia.

Dr. Pedro Sanchez

Dr. Pedro Sanchez

Na sessão interativa “Recuperação em esquizofrenia: tratamento integrado e funcionamento” promoveu-se, entre outros temas, a reflexão sobre a forma como os novos tratamentos antipsicóticos, juntamente com as estratégias de reabilitação e os serviços comunitários, têm vindo a aumentar significativamente as expetativas de melhoria de um número expressivo de doentes com esquizofrenia. Demonstrou-se que o conceito de “recuperação” tem vindo a ganhar força.

A última sessão do Fórum foi subordinada ao tema “Unmet needs in the treatment of schizophrenia”. Nesta sessão foram mencionados os objetivos atuais no tratamento da esquizofrenia, que passaram do simples controlo de sintomas para a melhoria da cognição, da capacidade funcional, da reabilitação profissional, remissão, recovery (recuperação) e qualidade de vida. Ion-George Anghelescu, do Centro de Cuidados Psiquiátricos e Psicoterapêuticos e de Reabilitação Dr. K. Fontheim’s Hospital, em Liebenburg, na Alemanha, advertiu ainda para as consequências nefastas da má adesão à terapêutica e consequentes recaídas.

Dr. Ion George-Anghelescu

Dr. Ion George-Anghelescu

Com o objetivo de promover a investigação científica, o 5.º Fórum Janssen Neurociências promoveu um concurso de trabalhos de “Real World Evidence”, que obteve um número recorde de participações, 43 no total. Os quatro finalistas realizaram apresentações orais que competiram nas categorias de séries clínicas e casos clínicos. O vencedor da melhor comunicação oral, da série casos clínicos, foi o trabalho “Left temporal pole arachnoid cyst and schizophrenic psychosis: a case report”, da autoria de Oliveira Maia, A, et al. Nas séries clínicas, “Compassionate approach to schizophrenia and schizoaffective disorder (COMPASS): preliminary results of a clinical trial”, da autoria de Martins, M J, et al., foi o trabalho que recebeu o primeiro prémio.

IMG_1124-1

1º prémio Séries clínicas

IMG_1111-1

1º prémio Casos clínicos

 

 

 

 

 

 

 

 

Com estes dois dias de reunião e debate, o 5.º Fórum Janssen Neurociências contou com uma afluência significativa nas diferentes palestras e sessões interativas, as quais pretenderam ir ao encontro de soluções que respondam aos desafios diários da prática clínica.

 

Comunicado de Imprensa/SO/SF

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais