25 Mai, 2017

Conferência “Viver com uma Hemoglobinopatia: Talassemia e Anemia de Células Falciformes”

No próximo dia 27 de maio, será realizada uma conferência que abordará diversos temas que preocupam os doentes que sofrem de uma hemoglobinopatia e as suas famílias. Terá lugar no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa

A hemoglobinopatia, ou doença da hemoglobina, são condições hereditárias caraterizadas por mutações dos genes das globinas humanas, o que leva a alterações quantitativas da sua síntese ou à formação de hemoglobinas estruturalmente anormais, comprometendo a sua função vital.

São as doenças genéticas mais comuns na espécie humana, e atingem cerca de 7% da população a nível mundial.

As talassemias e a anemia de células falciformes são as mais relevantes.

A implementação de programas de rastreio e de aconselhamento genético têm sido algumas das ações importantes para a prevenção de novos casos e do diagnóstico precoce, mas segundo as associações que se dedicam ao cuidado e tratamento desta doença, é necessário fazer mais e por isso será realizada a Conferência “Viver com uma Hemoglobinopatia: Talassemia e Anemia de Células Falciformes”.

Uma organização conjunta do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) – Hospital Dona Estefânia, Associação Portuguesa de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias, Mén Non – Associação das Mulheres de São Tomé e Príncipe em Portugal e do Fórum da Diáspora Santomense.

A iniciativa terá a duração de quase um dia, com início às 9 horas e término às 18 horas.

[button link=”https://saudeonline.pt/wp-content/uploads/2017/05/conf_viverhemog2017_programa.pdf” color=”silver” newwindow=”yes”] Consulte o programa[/button]

APPDH/SO/CS

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais