24 Mai, 2017

Bluepharma recebeu secretário da Estado da Internacionalização e delegação empresarial da AIP

Jorge Oliveira, secretário de Estado da Internacionalização, acompanhou a comitiva constituída pela Direcção e empresários associados da AIP, na visita à sede da Bluepharma, em Coimbra, hoje, dia 24 de maio, no âmbito do programa das comemorações dos 180 anos da AIP

Ao longo dos seus recém-cumpridos 16 anos, a Bluepharma transformou uma unidade industrial que empregava 58 pessoas e que operava para o mercado nacional, num grupo económico de 20 empresas e que emprega cerca de 450 colaboradores. Este grupo farmacêutico de Coimbra, que produz medicamentos para mais de 100 marcas, abriu sucursais em 7 países (Espanha, Angola, Moçambique, Colômbia, Chile, Brasil e EUA) e exportou, em 2016, 84,5% da sua produção para mais de 40 países.

Foi, aliás, graças ao investimento na melhoria das instalações, no portefólio e na internacionalização, que a Bluepharma encerrou o ano de 2016 com um crescimento do volume de negócios na ordem dos 7%.

Como resultado do investimento de 15 milhões de euros em Investigação e Desenvolvimento nos últimos três anos, e no âmbito da prossecução da sua estratégia de crescimento, a Bluepharma procedeu recentemente a obras de ampliação e reconversão do seu Centro de Investigação e Desenvolvimento, criado em 2003.

Iniciada em 2011, a presença nos mercados de Angola e Moçambique tem vindo a fortalecer-se, sendo a Bluepharma cada vez mais considerada uma marca de referência. Em Moçambique, intercala entre a 1ª e 3ª posição enquanto empresa que mais medicamentos genéricos vende naquele mercado. Em Angola, está entre as cinco primeiras empresas.

Embora sejam recentes as apostas na internacionalização para os mercados emergentes da América Latina (Brasil, Chile e Colômbia), tal como para Espanha, os Laboratórios Bluepharma ganharam, neste país, o primeiro concurso para fornecimento de Azitromicina, durante dois anos, na comunidade autónoma da Andaluzia.

Depois da Renova e da Panicongelados, a Bluepharma será a terceira das dez visitas a empresas industriais, entre março e novembro, integradas no programa de comemorações dos 180 anos da AIP.

 

Comunicado de Imprensa/SO/SF

 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais